Secretário de Saúde de Parauapebas é exonerado do cargo após de demissão de quase 500 servidores

 Secretário de Saúde de Parauapebas é exonerado do cargo após de demissão de quase 500 servidores

Foto: Correio de Carajás

Na manhã desta sexta-feira (19), vários vídeos circularam pelas redes sociais de  Parauapebas, onde mostravam o caos em postos de saúde lotados devido à falta de funcionários para realizar o atendimento, e o portão de acesso ao Hospital Municipal de Parauapebas fechado com uma corrente e um cadeado. O motivo, seria porque na quinta-feira (18), foi cumprida uma decisão judicial de exoneração de mais de 2.500 servidores contratados da Prefeitura.

Aproximadamente 500 servidores da área da saúde estão entre os exonerados na ultima quinta-feira (18), e devido as circunstâncias,  apenas atendimentos emergenciais que chegassem por meio do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência seriam atendidos no local.

Ainda na parte da manhã de hoje, o Poder Judiciário se manifestou afirmando que os prestadores de serviços essenciais não deveriam ser incluídos no “pacote” de exonerações neste momento, devendo ser preservado os servidores da saúde e educação do município.

A repercussão das demissões fez com que o magistrado marcasse uma audiência com gestores municipais e Ministério Público para a tarde de hoje onde o assunto deverá ser tratado.

A queda do Secretário

Em meio ao turbilhão gerado pelas demissões e o caos na rede pública de saúde, o prefeito Darci Lermen expediu o Decreto 532/2023 exonerando o secretário de saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras do cargo. Laranjeiras, esteve a quatro anos a frente da pasta no município.

O prefeito municipal emitiu ainda, o Decreto 533/2013, onde trata-se da intervenção administrativa imediata na Secretaria de Saúde de Parauapebas, dando assim continuidade aos serviços essenciais no Hospital Geral de Parauapebas, Unidades de Pronto Atendimento pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Darci também publicou a Portaria 402/2023 anulando as demissões ocorridas ontem na área da saúde e determinando com urgência, providências para que os servidores da saúde retornassem aos seus locais de trabalho.

Veja na íntegra, o Decreto 533-2023 publicado no Diário Oficial do Município de Parauapebas:

Deo Martins