Projeto incentiva leitura e escrita entre estudantes da rede municipal de ensino

 Projeto incentiva leitura e escrita entre estudantes da rede municipal de ensino

á pensou em escrever um livro? Não? Pois os estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas estão sendo incentivados desde cedo. Na semana passada, alunos do 3º e 4º anos da escola Terezinha de Jesus participaram de uma noite de autógrafos do Projeto Estante Mágica.

Os pequenos estudantes, com idades entre 8 e 10 anos, já se tornaram escritores. Eles escreveram e publicaram o próprio livro. Com histórias variadas sobre contos de fadas, fatos reais e uma boa dose de imaginação e ousadia, os jovens brilharam e emocionaram quem participou da cerimônia, realizada no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas.

Jhon Antony Araújo de Oliveira, 10 anos, conseguiu transmitir uma lição importante sobre persistência e superação em “João e a Terra Invertida”. Enquanto a pequena Emanuelly Fernandes de Almeida, 9 anos, tratou sobre bullying em “A menina dos Olhos Azuis”. Ambos desenvolveram diversas habilidades relacionadas à leitura e à escrita enquanto participaram do projeto, bem como deixaram pais e educadores orgulhosos.

Eu aprendi a ler e escrever melhor. Estou muito feliz em saber que eu sou uma autora agora, uma escritora; que eu tenho um livro só meu. Isso é demais”, comemora Emanuelly, ao mencionar também o quanto a escola e a sua família têm contribuído para o seu desenvolvimento.

O professor Marcos Frazão leciona para uma das turmas que participaram do projeto. Ele afirma que o trabalho é extremamente gratificante e enriquecedor. “A gente, como professor, se sente realizado, sente que a missão foi cumprida; que estamos conseguindo fazer com que os alunos ampliem seus horizontes. Então o sentimento é de gratidão”, enfatiza o educador.

Estante Mágica

É um projeto de cunho social, que busca oferecer experiências lúdicas e marcantes para alunos de escolas públicas e privadas, por meio do incentivo à leitura e à escrita. Ele dá suporte às escolas parceiras para a produção dos livros dos estudantes. Por meio dele, mais de 1,5 milhão de crianças do Brasil e outros países já tiveram suas histórias transformadas em livros.

Além do estímulo à leitura e à escrita, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, como autoestima e expressão de sentimentos. “Nós, como escola, ficamos muito felizes em saber que nossos alunos estão aprendendo, desenvolvendo habilidades socioemocionais e também colocando em prática aquilo que estudam em sala de aula. Então isso aqui hoje é algo muito especial e que nos deixa feliz, motivados e realizados também”, destaca Roniel Soares, vice-diretor e coordenador do Projeto Estante Mágica.

Texto: Messania Cardoso/Semed – Fotos: Thamires Tayná/Semed – Assessoria de Comunicação | PMP

Deo Martins