Programa Titula Brasil entrega títulos definitivos em Parauapebas

 Programa Titula Brasil entrega títulos definitivos em Parauapebas

Na manhã desta sexta-feira (03), o vereador Israel Pereira, o Miquinha, participou de um evento de entrega de títulos definitivos de imóveis rurais, do projeto Titula Brasil que aconteceu no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).

O evento foi uma ação integrada entre o Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), Coordenadoria de Projetos Especiais ( PROSAP), e Coordenadoria Municipal de Terras (INTERPA), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no qual foi formado o Núcleo de Regularização Fundiária que oferece o suporte aos procedimentos de titulação e obtenção de crédito rural aos produtores rurais. “Essa parceria, se torna importante pois através do Núcleo de Regularização Fundiária, que aproximadamente a mais de 1 (um) ano, o município vem conseguindo junto ao INCRA, desburocratizar os processos de titulação e fomento de crédito junto às comunidades locais, tanto de Parauapebas quanto da região do Contestado.” Explicou Cleverland Carvalho, diretor do PROSAP.

Foram entregues 170 ( cento e setenta), assinaturas de contrato de créditos instalação (apoio inicial, fomento, fomento mulher e habitação). Que soma um total de R$1.145.000 ( um milhão e cento e quarenta mil) reais, em crédito instalação. E foram entregues 06 (seis), créditos habitação, 115 (cento e quinze), títulos definitivos, do município de Parauapebas e região do Contestado (Marabá/PA).

Esta reunião é muito importante, estou muito feliz em poder receber esse documento, cheguei aqui em Parauapebas em 1991, e entrei no Movimento Sem Terra (MST), e hoje receber meu título me enche de orgulho, agradeço muito todas as autoridades de Parauapebas, por proporcionar esse benefício para o produtor rural.” Disse, Raimundo Vieira Carvalho, mais conhecido por (Balera), 64 anos, beneficiado do programa Titula Brasil.

Para o vereador, Miquinha, é motivo de muita alegria vê a realização de um sonho, dos produtores rurais, em receber o título da sua terra. Uma imensa felicidade, em fazer parte desse processo. Enfatiza, que esse projeto foi um pedido seu ao executivo na câmara municipal, com a indicação de nº245/2021, solicitando a celebração desse convênio entre o governo municipal, INCRA e o INTERPA, para criação do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária _ NMRF, na oportunidade, parabenizou à toda equipe, que vem realizando um excelente trabalho, pontuou Miquinha.

Durante a cerimônia a mesa foi composta pelo excelentíssimo Prefeito Darci Lermen, o vice prefeito João do Verdurão, o ex -secretário de governo Keniston Braga, o Secretário de produção rural Milton Zimmer, o vereador Zacarias Marques representando a câmara municipal, Leonardo Santana superintendente do INCRA, Cleverland Carvalho diretor do PROSAP, José Antônio Rodrigues presidente da Associação de Produtores Rurais da Palmares Sul (APROVIPAR), Aveilton Sousa ex-superintendente do INCRA e o Dep. Federal Joaquim Passarinho.

Estiveram presentes também no evento os vereadores: Zé do Bode, Leandro do Chiquito, Josivaldo da Farmácia Francisco Eloécio, entre outras lideranças políticas da região.

Texto Lais Santana / Fotos Felipe Bruno

Deo Martins