Programa Ligga Comunidade: Mutirão de saúde em parceria com a Prefeitura de Parauapebas

Os representantes da mineradora Ligga com a equipe da Carreta da Mulher.
Nos dias 1º e 2 de outubro, a mineradora Ligga, em parceria com a Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma grande ação social de saúde na chácara da Dona Joana Lima, localizada na Vicinal Rio Novo, na zona rural de Parauapebas.
Estamos falando de mais uma edição do programa de responsabilidade social “Ligga Comunidade”, que ofertou uma série de atendimentos gratuitos voltados à saúde, bem-estar e à cidadania de moradores das comunidades vizinhas à planta experimental da empresa.
Além da infraestrutura disponibilizada no local, a mineradora organizou transporte gratuito, garantindo que famílias de diferentes localidades pudessem participar da ação. Nos dois dias, entre 8h e 13h, dezenas de profissionais de saúde realizaram mais de 600 atendimentos aos moradores em consultas médicas, odontológicas e psicológicas, além de serviços de fisioterapia, assistência social, exames e vacinação.
Ampla gama de serviços ofertados: Saúde para toda a família
O evento contemplou uma ampla gama de atendimentos, todos gratuitos. Na Atenção Básica, consultas médicas em clínica geral, atendimento odontológico com palestras educativas, fisioterapia, apoio psicológico e orientação social. Na área de Saúde Preventiva teve vacinação de rotina, pesagem do Bolsa Família, coleta de PCCU e testes rápidos. Na Carreta da Mulher, houve atendimento ginecológico e exames como ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além da coleta de PCCU. Já na parte de Vigilância em Saúde, teve vacinação antirrábica destinada a cães e gatos.
A diversidade dos serviços atraiu moradores de diferentes faixas etárias, que puderam resolver demandas imediatas de saúde e receber orientações para cuidados contínuos. Seu Francisco Silva Aguiar, morador da Vicina Rio Novo, é carpinteiro e com 69 anos se preocupa em manter as vacinas em dia; mas com o trabalho intenso, fica difícil ir até à cidade em busca de serviços de saúde, por isso aprovou a ação: “Aproveitei para fazer serviços odontológicos que estava precisando e me vacinar. Agradeço muito à Ligga e à Prefeitura, foi tudo ótimo” disse ele.

A moradora do Vista Alegre, dona Canãa Ribeiro, foi à ação em busca de serviços odontológicos, exames e consulta com clínico geral. Ela elogiou a forte presença da mineradora nas comunidades: “A Ligga é sempre muito presente e parceira das comunidades. Eu mesma já fiz vários cursos de capacitação ofertados por eles e hoje, vim aproveitar os serviços de saúde, fazer exames na Carreta da Mulher pois estamos no outubro rosa, e devemos fazer mamografia e outros exames preventivos que são importantes. O atendimento aqui foi excelente, organizado e rápido, uma benção mesmo”.
A lavradora Amanda Rodrigues de Sousa, moradora de Palmares II trouxe toda a família. Ela e as filhas fizeram consultas ginecológicas, exames e serviços odontológicos. “Não teria como fazer tudo isso de forma tão rápida, pela distância e por estar sempre ocupada com o trabalho. Aproveitei essa oportunidade para manter toda a família em dia com a saúde”.

O responsável pela Secretaria Municipal de Saúde Rafael Sousa, Coordenador de atenção à saúde do homem do campo e comunidades tradicionais, destaca a importância de somar esforços entre poder público e a mineradora Ligga, em prol daqueles que mais precisam do acesso à saúde: “Essa ação foi voltada para as comunidades da área de Palmares II e Vicinais. Em parceria com a Liggaconseguimos reunir um amplo mix de serviços de saúde, para beneficiar essas pessoas que estão mais distantes dos centros urbanos e das unidades de saúde. Essa parceria tem sido um sucesso em todas as edições do programa Ligga Comunidade”.
Fábio Queiroga, coordenador social da Ligga, reafirma o compromisso da mineradora em atuar lado a lado com o poder público: “O programa social Ligga Comunidade é fruto da escuta ativa das necessidades locais, e nasceu com o propósito de levar saúde e cidadania de forma prática e acessível às comunidades da zona rural. Nesta edição, os atendimentos médicos e odontológicos tiveram um papel central, garantindo consultas, orientações e serviços que fazem diferença imediata no bem-estar das famílias. Essa parceria com as Secretarias de Saúde e de Cidadania de Parauapebas reforça o nosso compromisso em apoiar iniciativas que geram impacto direto na qualidade de vida das pessoas. É um trabalho coletivo, construído lado a lado com o poder público, e que mostra como a união de esforços pode transformar realidades”, afirmou.
Saúde como ponte para cidadania
A ação evidenciou como programas de responsabilidade social podem reduzir barreiras de acesso a serviços essenciais. Para muitos moradores, a presença dos profissionais representou a chance de realizar exames e consultas que, de outra forma, seriam adiados pela dificuldade de transporte e deslocamento até postos de saúde e hospitais em outros bairros.
Com a articulação entre a Prefeitura e a mineradora, o Ligga Comunidade consolidou-se como um espaço de promoção da saúde e fortalecimento comunitário, reforçando a ideia de que desenvolvimento social e econômico podem caminhar juntos, de forma sustentável e beneficiando quem mais precisa.