Profissionais da saúde são capacitados em linguagem de sinais

Mais de 20 profissionais de saúde foram capacitados, neste mês, em Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visa atender a comunidade surda usuária da rede pública de saúde. A ação realizada pela Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, em parceria com a Central de Libras, qualificou 24 profissionais.

A Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil.
Em Parauapebas, o desenvolvimento de políticas de inclusão para a comunidade surda vem sendo fortalecido. Em 2021, a gestão municipal instituiu a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, na qual está inserida a Central de Libras. Com isso, o atendimento qualificado de pessoas surdas com serviço público torna-se realidade.

A próxima turma da Semsa para capacitação em Libras já tem data marcada para iniciar. Serão 28 novos alunos que irão receber treinamento para facilitar o atendimento aos pacientes que necessitam deste tipo de atendimento. As aulas da nova turma iniciam no próximo dia 26 de abril.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins