Prefeitura trabalha na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II

 Prefeitura trabalha na ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II

Parauapebas vai contar com uma melhoria significativa em seu sistema de abastecimento de água, com as obras de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Água (ETA) II. Com a conclusão da obra, a capacidade de tratamento de água será dobrada, e a qualidade do sistema será aprimorada, beneficiando diretamente a população.

Atualmente, a obra da ETA II está 35% concluída, com previsão de entrega para março de 2024. “É uma obra de suma importância para a população do nosso município, pois aumentaremos a capacidade de tratamento de água bruta. Vamos passar de 120 para 280 litros por segundo”, destaca o fiscal do contrato da obra, Mateus de Menezes, engenheiro civil no Prosap.

Lucas Souza, engenheiro civil e responsável pelo setor de planejamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município (Saaep), enfatiza que a intervenção resultará em um aumento significativo na capacidade de tratamento, “atualmente, a ETA II opera com 400 metros cúbicos por hora. Com a extensão, chegaremos a 1.080 metros cúbicos por hora, ou seja, mais que o dobro da capacidade atual”.

A obra também incluirá uma mudança significativa no sistema de tratamento de água. “Atualmente, temos um sistema de dupla infiltração, mas a obra fará uma mudança para o sistema convencional, com decantadores, floculadores e filtração, o que vai aumentar a eficácia do tratamento e elevar o nível da qualidade da água tratada”, acrescenta Lucas.

Obras em execução

A fim de receber as novas estruturas da ampliação, como reservatórios, tanques de bag e o módulo da ETA, está sendo construído um grande muro de contenção com extensão de 200 metros lineares para conter o aterro e facilitar o processo de instalação.

Com a extensão e melhoria da ETA II, o município poderá atender de forma mais eficiente às demandas crescentes de água, garantindo o acesso a um recurso vital para a população. Com a conclusão desta obra serão beneficiados moradores que residem nos bairros da bacia do Lajeado como Cidade Jardim e Complexo Altamira.

Texto: Karine Gomes – Fotos: Arquivo Ascom

Sobre o Prosap

O Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) vai dotar o município de infraestrutura com múltiplas obras, promovendo mais qualidade de vida para a população.

O programa se desenvolve em duas importantes frentes de serviços: Projeto Ilha do Coco, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Projeto Lajeado, com recursos próprios do município.

Vinculado à Coordenadoria de Projetos Especiais e Convênios (Copec), o Prosap já retirou 250 famílias de áreas de riscos e em situação de vulnerabilidade social, levando-as para unidades habitacionais no Residencial Vale do Sol; revitalizou trechos importantes de dois grandes Igarapés que abastecem o rio Parauapebas com a entrega dos Parques Lineares Ilha do Coco e Complexo Tropical e, também, a entrega do Complexo Turístico; condicionou a criação de duas unidades de conservação municipal; entregou o Parque dos Ipês, o primeiro de acesso controlado no município.

Com a conclusão de todas as obras, o Prosap vai contribuir de maneira significativa com o saneamento básico de Parauapebas e colocará o município entre os 100 mais saneados do Brasil.

Deo Martins