Prefeitura inicia 3ª turma do Curso de Bombeiro Civil no Vale do Sol

 Prefeitura inicia 3ª turma do Curso de Bombeiro Civil no Vale do Sol

Dando continuidade às capacitações da comunidade reassentada, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), em parceria com o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos, deu início nessa terça-feira, 22. Essa turma foi mais uma do Curso de Bombeiro Civil Profissional. Realizada no Centro Comunitário do bairro, essa já é a terceira turma da capacitação que dura um total de seis meses e possui carga horária de 240 horas/aula.

Para o coordenador do Prosap, Thiago Batista, as parcerias fortalecem as capacitações ofertadas para a comunidade. “Junto com os parceiros do Centro Comunitário, estamos atuando para capacitar cada vez mais a nossa comunidade. Aqui temos pessoas do Vale do Sol, mas também de diversos outros bairros; a profissão de bombeiro e civil é muito importante para o nosso mercado de trabalho e muitos moradores têm se interessado por ela”, destaca Thiago, que deu as boas-vindas aos alunos.

Um dos 34 alunos iniciantes do curso, Gabriel Rodrigues, de 26 anos, aproveitou a oferta do curso gratuito para aprimorar o currículo. “O que mais me motivou a fazer o curso foi a oferta gratuita, porque a gente sabe que um curso desses tem um custo alto. Agradeço ao Centro Comunitário por nos proporcionar essa oportunidade”, disse Gabriel, que trabalha como vigilante noturno e também cursa o segundo período de Direito. “É muito bom você ter um curso a mais para oferecer, por isso, vou ter que ter bastante resiliência e muita força de vontade. Acredito que tudo é válido quando nós temos um sonho para alimentar e para seguir”, menciona o jovem.

Módulos

Ao longo dos seis meses da formação, os alunos participarão de um total de sete módulos:

Módulo A – Básico (teoria)

Módulo B – Prevenção e Combate a Incêndio

Módulo C – Socorros de Urgência e Emergência

Módulo D – Salvamento Terrestre

Módulo E – Salvamento em Altura

Módulo F – Emergências Químicas

Módulo G – Gerenciamento de Emergências

Assim como nas outras turmas, nosso trabalho se dará através de explanação do professor, com demonstrações para a equipe de alunos sobre o que fazer e a cobrança para que eles de fato façam, seja por meio de contagem de tempo, seja por meio de simulação de pane, por exemplo”, explica o instrutor e subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Valdireno Guido, ressaltando a participação efetiva do aluno e da aluna como o requisito mais importante para a formação com qualidade.

 Valdireno informa que, além da profissão de bombeiro civil ser bastante promissora, atualmente, o curso da capacitação custa em torno de 2 a 3 mil reais no mercado privado. “Esse mercado de trabalho é bem promissor, principalmente nas áreas industriais, shoppings centers e grandes centros de compras”. “O esforço físico e o trabalho psicológico fazem parte da profissão, mas o mais importante mesmo é a participação assídua deles, principalmente, nas execuções das atividades”, finaliza o instrutor.

A aluna Juliana Lopes, de 25 anos, que mora entre a Vila Palmares 1 e 2, mencionou o que a motivou a se inscrever no curso. “Eu já curso Técnica de Enfermagem. A capacitação de bombeira civil será um extracurricular para mim”, comentou.

Cursos e oficinas

Além do curso de Bombeiro Civil, o Centro Comunitário Vale do Sol também está ofertando o curso de Auxiliar Administrativo e as oficinas de zumba, capoeira, boxe, jiu-jitsu, teatro, violão e xadrez. O local desenvolve, ainda, o Projeto Ipê Amarelo, que visa promover o bem-estar, a interação social e trazer mais qualidade de vida para idosos acima de 60 anos que também recebem atendimento de fisioterapia. 

Reportagem: Nara Moura – Fotos: Chico Souza – Assessoria de Comunicação/PMP 2025

    Deo Martins