Prefeitura de Parauapebas garante tratamento especializado e humanizado para pacientes de hemodiálise

 Prefeitura de Parauapebas garante tratamento especializado e humanizado para pacientes de hemodiálise

Na última sexta-feira, 16, o município de Parauapebas recebeu as novas instalações da Clínica de Nefrologia de Parauapebas (CNP), um espaço credenciado pela Secretaria Municipal de Saúde para cuidar de 150 pacientes. A clínica também oferece a oportunidade para os pacientes que estavam em Marabá, beneficiados pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), retornarem para Parauapebas, com o objetivo de garantir que todos os pacientes do município recebam atendimento em casa.

A hemodiálise é um tratamento que substitui as funções dos rins, realizando a filtragem do sangue para remover as substâncias tóxicas e o excesso de água do corpo. É um procedimento vital para pacientes com doença renal crônica, a fim de garantir a limpeza do sangue e a manutenção da saúde do paciente. Atualmente o município tem 81 pacientes em tratamento e 43 realizando o procedimento em Marabá.

O artista plástico, Jonas Gomes, que utiliza o serviço, destacou a importância do novo espaço. “Este local é benéfico para nosso tratamento, pois é um ambiente acolhedor e que ajuda a aliviar as horas de um tratamento tão desgastante”. O Secretário de Saúde, Alan Palha, ressaltou a importância da Clínica de Nefrologia de Parauapebas. “O remanejamento dos pacientes do Hospital Geral de Parauapebas, assim como os que estão em tratamento no município de Marabá, para a Clínica de Nefrologia é um avanço importante para o município, visando diminuir o sofrimento dos pacientes e proporcionar um atendimento humanizado”.

O médico nefrologista, Dr. Irisnaldo Felix, expressou sua satisfação em contribuir para o novo espaço. “A população de Parauapebas merecia uma clínica como esta, um lugar amplo e que proporcione um atendimento humano para cada um dos pacientes”.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e passar por uma avaliação médica. Caso seja detectada a necessidade de hemodiálise, ele será encaminhado à Clínica de Nefrologia de Parauapebas.

O nosso objetivo é humanizar ainda mais o tratamento dos pacientes, ressaltando a melhoria na qualidade de vida deles, uma vez que antes precisavam se deslocar até Marabá para receber atendimento. A Clínica de Nefrologia de Parauapebas representa um marco importante no cuidado com a saúde renal dos pacientes do município”, ressaltou o prefeito, Darci Lermen.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins