Prefeitura de Parauapebas começará asfaltar estrada de acesso à Valentim Serra

 Prefeitura de Parauapebas começará asfaltar estrada de acesso à Valentim Serra

Os moradores da vila Valentim Serra, localizada na região do Contestado, começaram a semana com uma das notícias mais esperadas por eles: o asfaltamento da estrada que dá acesso à vila pela Prefeitura de Parauapebas.

A ordem de serviço (OS) foi assinada na tarde de segunda-feira, 21, com a presença do prefeito interino João Trindade; do secretário especial de Governo, Wesley Costa; do engenheiro Oscarino Rodrigues; e de representantes dos moradores da Valentim Serra; da empresa Laca, vencedora da licitação para execução do serviço; e do gabinete da vereadora Raianny Rodrigues.

Serão oito quilômetros de drenagem e pavimentação asfáltica entre as vilas Carimã e Valentim Serra em benefício de uma comunidade que pertence ao município de Marabá, mas que é atendida pela gestão de Parauapebas.

“É o asfalto chegando a essa comunidade de uma forma intensiva, de uma forma segura que garante toda movimentação de logística do nosso povo na zona rural”, frisou João Trindade, acrescentando que uma Unidade de Saúde também vem sendo construída na vila, onde residem cerca de 150 famílias.

Assim como o prefeito interino, o secretário Wesley Costa pontuou os principais benefícios que serão gerados com o asfaltamento: o escoamento mais rápido e fácil da produção rural até a cidade e trafegabilidade segura do transporte escolar, para garantir que nenhuma criança deixe de estudar.

“Quem disse que a zona rural não pode ser beneficiada com obras e projetos que vão impactar diretamente cada pessoa que mora ali?! Então, os moradores da zona rural podem contar com esse governo”, frisou Wesley Costa, que solicitou aos moradores para ajudar na fiscalização da obra e até mesmo indicar aos engenheiros os pontos críticos da estrada tendo em vista que os moradores conhecem bem a região.

Emoção nos agradecimentos

As lágrimas e a voz embargada da produtora rural Jucilene Farias Alves ao fazer agradecimentos à Prefeitura de Parauapebas por construir uma UBS e levar asfalto à vila Valentim Serra revelaram o tamanho da importância das obras naquela comunidade.

Com 32 anos de idade e há 30 residindo em Valentim Serra, Jucilene fez um relato das dificuldades enfrentadas pelas famílias da vila e da luta dos moradores para melhorar a vida daquela comunidade. O choro agora é de felicidade. “É uma conquista muito grande, uma conquista nossa, da comunidade”, disse a produtora rural, que reiteradamente destacou a importância do asfalto para levar as crianças à escola.

“A educação ela é tudo. Se você não tiver educação, você não é nada. A educação ela forma outras profissões. Então, tendo a educação, juntamente com a ajuda do poder público, nós poderemos vencer, né? E teremos mais outras conquistas porque eu creio que teremos mais outras”, disse uma animada Jucilene, mãe de três filhos, que com as obras e serviços públicos na vila vislumbra agora um futuro melhor para as crianças e adultos da Valentim Serra.

Texto: Hanny Amoras – Fotos: Renato Resende – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deo Martins