Polícia Federal apreende mais de 400 caixas de cigarros em Belém

Uma das entradas dos produtos ilegais no país fica no extremo norte do país. A rota usada pelos contrabandistas começa na Ásia, onde as mercadorias são embarcadas em navios para o Suriname. De lá, os produtos são colocados em barcos menores e trazidos para o Pará. A situação geográfica da região amazônica favorece a ação das quadrilhas.

No último domingo (5) a Polícia Federal prendeu quatro pessoas que estavam transportando aproximadamente 430 caixas de cigarros de origem estrangeira, durante uma patrulha de rotina nos rios de Belém.

A ação contou com a participação do Grupo de Pronta Intervenção do Pará (GPI) e do Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM), que fizeram a abordagem na embarcação e constataram a carga com uma quantidade expressiva de cigarros vindos do Suriname.

Os quatro tripulantes da embarcação foram presos em flagrante e autuados pelos crimes de contrabando e associação criminosa. Se confirmada a hipótese criminal, as penas somadas chegam ao patamar de 8 anos de prisão.

DOL com informações da PF

Deo Martins