Pesquisa eleitoral mostra Dr. Felipe (PL) no 2º turno contra Aurélio Goiano

 Pesquisa eleitoral mostra Dr. Felipe (PL) no 2º turno contra Aurélio Goiano

Faltando 16 dias das eleições municipais, em 6 de outubro próximo, pesquisa feita e divulgada pelo Instituto Data Sensor aponta que, em Parauapebas, o nome do próximo prefeito só será conhecido no segundo turno. Ou seja, no dia 27 de outubro. De acordo com o resultado do levantamento, feito entre os dias 5 e 8 de setembro, nas zonas urbana e rural, a disputa ficará entre os candidatos Aurélio Goiano (Avante) e Dr. Felipe (PL).

É que, segundo os números apurados, Goiano, que antes, na pesquisa do Instituto Gauss, aparecia com 60% das intenções de voto, podendo encerrar o processo logo no primeiro turno, em 6 de outubro, caiu para 42%, enquanto Felipe subiu, de 23,1% para 26,6%.

Isso na pesquisa estimulada, em que é mostrado ao entrevistado um disco com os nomes dos candidatos. Os outros concorrentes são Rafael Ribeiro (União), que aparece com 18,3%; e Graziele Ribeiro (PSD), com 1,4%. Os que não sabem ou não responderam somam 7,2% e os que disseram votar em branco ou que vão anular o voto, representam 4,5%.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador pergunta apenas em quem o entrevistado votaria, sem mostrar lista de nomes de candidatos, Aurélio Goiano tem 39,7% das intenções de voto, seguido de Dr. Felipe (22,9%),  Rafael Ribeiro (16,6%), Graziele Ribeiro (0,8%), não sabem ou não responderam (19,8%).

No quesito rejeição ou “em quem você não votaria em hipótese alguma para prefeito de Parauapebas?”, o nome do candidato Rafael Ribeiro vem em primeiro lugar, com 34,2% de rejeição, seguido de Aurélio Goiano (21,79%), Graziele Ribeiro (17,22%) e Dr. Felipe (1,83%). 19,3% não rejeitam nenhum candidato e  8,31% não sabem ou não responderam.

Também, de acordo com o Data Sensor, o candidato Dr. Felipe, que é bolsonarista, viu a preferência pelo nome dele subir, depois da visita, a Parauapebas, do ex-presidente Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro. Além de ter o apoio de líderes bolsonaristas em nível nacional.

Consultados sobre quais dos candidatos passariam para o segundo turno, caso a eleição não seja decidida no primeiro, a reposta foi Aurélio Goiano (44,8%) e Dr. Felipe (38,2%), mostrando uma eleição acirrada, levando em conta a margem de erro da pesquisa, que 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também avaliou a administração do prefeito Darci Lermen e o resultado apontou que 85% dos entrevistados reprovaram a atuação do gestor que teve a aprovação de apenas 11%. 4% não souberam responder.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Pesquisa em Parauapebas/setembro de 2024

Empresa: MCF CHAVES/DATA SENSOR

Número de identificação do registro: PA-07189/2024

Período da pesquisa: 05 a 08 de setembro de 2024.

Data de divulgação da pesquisa: 12/09/2024

Margem de erro: 3,8%

Número de entrevistas: 700

Locais da pesquisa: Zonas Urbana e Rural de Parauapebas

Estatístico Responsável: Jadson Fernandes Chaves

Contratante: Emerson Batalha de Andrade / Batalha Empreendimentos

Reportagem: Assessoria de Comunicação  |  Dr. Felipe

Nota da redação: Os números divulgados são de inteira responsabilidade do contratante. 

Deo Martins