Pelo segundo ano consecutivo, Solenidade de Corpus Christi terá celebração unificada em Parauapebas

A Igreja Católica de Parauapebas se prepara para a grande celebração da Solenidade de Corpus Christi, que em 2025 será novamente realizada de modo unificado pelo segundo ano consecutivo, reunindo sacerdotes e fieis das seis paróquias da cidade. Neste ano jubilar a cerimônia terá início às 07h da manhã na Praça dos Esportes Radicais, com Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Vital. Após o rito da comunhão, os fiéis seguem em procissão até a Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião onde ocorrerá a benção do Santíssimo.
Corpus Christi é um termo em latim que significa “Corpo de Cristo“, e para os católicos é uma solenidade que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. As celebrações envolvem missas solenes, procissões com o Santíssimo Sacramento e a confecção de tapetes decorados nas ruas, ocasião em que os fiéis honram o mistério do corpo e sangue de Cristo, relembrando a sua morte e ressurreição.
Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá afirma que a solenidade de Corpus Christi “é também a manifestação pública do Senhor sacramentado, porque neste dia as comunidades vão para as ruas das cidades ou nos campos com o Senhor presente na eucaristia, para que ele seja adorado pelas pessoas e para que ele abençoe a todo o povo de Deus, as famílias, o mundo, pedindo as graças da paz e do amor”.
A expectativa dos organizadores é que a solenidade reúna mais de cinco mil fiéis na Praça dos Esportes Radicais, dentre os quais, Dona Wania Fontana, que esteve presente na celebração do ano passado, e estará novamente em 2025, ela que participa das atividades do Santuário Nsa Sra de Nazaré no Parque dos Carajás afirma que “o evento com as paróquias de Parauapebas juntas e com os irmãos, representa a unidade da Igreja, a fé entre nós, cristãos católicos, na importância da Eucaristia”. Para Ednaldo Alves, da Comunidade Nsa Sra de Loudes no Cidade Jardim, “É de suprema importância que todos os fiéis católicos participem da solenidade de Corpus Christi, pois esta solenidade é de grande importância para a igreja católica, comemora a presença real se Cristo na Eucaristia e a instituição deste sacramento (Lc 22, 19”.
O local foi escolhido devido à proximidade com a Igreja São Sebastião, definida pela Diocese como uma das 7 igrejas jubilares, neste ano em que a Igreja Católica celebra o ano Jubilar, oportunidade onde os fiéis são convidados a uma jornada de fé e oração. O Jubileu acontece a cada 25 anos, e em 2025 tem o tema “Peregrino de Esperança”.
