Parauapebas sedia Encontro pela Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF

 Parauapebas sedia Encontro pela Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF

Como parte das ações relacionadas à adesão do município ao Selo Unicef – edição 2021 – 2024, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Peabiru, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), secretários municipais e profissionais das áreas de educação, assistência social e saúde participaram do “Encontro pela Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF – Políticas públicas” nesta quinta-feira, 25.

A capacitação contemplou profissionais de Parauapebas e de outros 20 municípios da região Sul e Sudeste do Pará, e proporcionou troca de experiências e compartilhamento de conteúdo.

O prefeito de Parauapebas Darci Lermen fez a abertura do evento e ressaltou: “Nós estamos fazendo esta articulação já faz muito tempo, e entendemos que é a estratégia correta, porque ela faz a gente compreender com mais clareza a necessidade de lutarmos para por políticas públicas cada vez mais contundentes para nossas crianças e nossos adolescentes”.

José Leal, secretário municipal de Educação, reforça a importância pasta e a necessidade do trabalho em conjunto com outros atores. “No que diz respeito à educação, estamos investindo para efetivar, o máximo possível, o acesso à escola, à educação de qualidade e ao atendimento de metas de ferramentas como a Busca Ativa Escolar”, ressalta o secretário.

A consultora educacional do UNICEF, Sandra Tine, conta que estes encontros estão mobilizando mais de 5 mil técnicos e secretários de 2 mil municípios em todo país. “O fórum do Selo UNICEF é uma oportunidade para juntos refletirmos sobre as estratégias para garantia de direitos de crianças e adolescentes aqui do município e na região do como um todo. Nós entendemos que é um processo que deve envolver todas as áreas, não apenas a educação ser responsável pela garantia desses direitos”, reforça.

Heitor Pinheiro, presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Pará, também participou do evento. “Estamos discutindo sobre um conjunto de ações que serão destinadas a uma população extremamente vulnerável. É muito importante fazer essas reuniões regionalizadas. Elas permitem que os gestores possam rever ações, e juntos definimos um conjunto de agendas para todo o estado, respeitando a particularidade de cada região”, destaca Heitor.

Luiz Eustógio, gestor político do Busca Ativa Escolar, explica que 86% dos municípios aderiram a plataforma Busca Ativa Escolar. “Nós estamos buscando aqui uma forma da integração das políticas. Nós temos atividades a fazer, nós temos ações de vacinação, de garantia de moradias, de segurança, e também temos ações especificamente voltadas pra educação. São várias políticas que precisam ser viabilizadas para que Parauapebas alcance o Selo UNICEF.

Texto: Andréa Reis – Fotos: Natália Castro – Assessoria de Comunicação / PMP

Deo Martins