Nova variante da Covid-19 é encontrada no Rio de Janeiro

 Nova variante da Covid-19 é encontrada no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro pode ser o celeiro de uma nova variante da Covid-19. A cepa identificada como P.1.2 é uma mutação da linhagem P1, que surgiu em Manaus. As informações são da Secretaria Estadual de Saúde.

A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea. A partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. Até o momento, não se pode avaliar se é mais transmissível e/ou letal”, afirmou a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello.

A nova variante da Covid-19 foi descoberta durante uma investigação para identificar quais linhagens do vírus mais circulam no estado. A P1 se mantém em quase todas as regiões e a P2 na zona norte e na baixada. Foram investigadas 376 amostras, de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril.

O sequenciamento é muito importante para verificar a incidência das novas cepas na população fluminense, e desta forma, antecipar possíveis cenários, a fim de minimizar os efeitos da pandemia em nosso estado” explicou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). As próximas etapas devem tentar descobrir se a nova variante da Covid-19 é mais letal ou mais infecciosa que as outras.

Olhar Digital

Deo Martins