Nova mineradora de ferro iniciou atividades em Parauapebas nesta quinta-feira (23)

 Nova mineradora de ferro iniciou atividades em Parauapebas nesta quinta-feira (23)

Foi iniciado oficialmente na manhã dessa quinta – feira (23.06) o projeto de mineração da Ligga, empresa brasileira voltada para o minério de ferro; e com etapas de construção e expansão no Estado do Pará acontecendo em diferentes fases até 2033. A solenidade de inauguração da Planta Experimental aconteceu na sede do Projeto Ferro Sul, localizado na zona rural de Parauapebas (PA).

A Ligga nasce com um novo olhar sobre a indústria, gerando valor para a sociedade tendo a previsão de criar, através do desenvolvimento dos seus projetos, milhares de empregos nos Estados do Pará e Maranhão.

Uma mineradora que pretende conectar o presente ao futuro, com inovação e sustentabilidade. Sua gestão é moderna, e com valores alinhados aos melhores conceitos de ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança).

Esses e outros detalhes da Ligga foram apresentados às autoridades e à imprensa em um vídeo institucional, durante a solenidade, que contou com as presenças do Secretário Especial de Governo de Parauapebas Wesley Rodrigues, do Presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, Vereador Ivanaldo Braz; do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Curionópolis, Fabricio Gomes Tuñas e da Coordenadora de Gemas e Metais Preciosos do Governo do Estado do Pará, Beatriz Pinheiro Pantoja de Oliveira, entre outras autoridades.

A Ligga visa ser uma das grandes mineradoras de ferro do país. A companhia possui recursos minerais potenciais acima de 5,5 bilhões de toneladas e visa ter uma produção  de 75 milhões de toneladas/ano a ser atingida até 2033. Para tanto, a Ligga conta com três projetos sendo eles: i) Ferro-Sul, sediado em Parauapebas e Curionópolis, ii) Inajá com sede em Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia e iii)  Trairão que está localizado na cidade de Bannach.

O desenvolvimento destes projetos irá promover uma forte geração de emprego e renda. Nas fases de implantações dos três projetos da Ligga, serão gerados cerca de 19 mil empregos diretos. E nas fases de operações dos projetos Ferro Sul, Inajá e Trairão a previsão de geração de empregos é de 11 mil diretos e cerca de 38 mil indiretos.

É assim que a Ligga vai atuar, como um importante indutor de desenvolvimento no Pará e no Maranhão. Para escoar toda esta produção, a Ligga conta com o Porto São Luís, a ser construído na Baia de São Marcos em São Luis.

Como ressaltou o CEO da Ligga, engenheiro Gerson Luiz Petterle, com expertise de mais de 35 anos atuando na mineração: “A Ligga já nasce com um posicionamento moderno e conectada com o futuro através de práticas sustentáveis como zelo, respeito e relacionamento com as comunidades; diversidade e segurança dos colaboradores e do entorno; energia com fontes renováveis; busca do carbono zero e gestão ambiental proativa”.

Após os discursos, o momento mais emocionante e esperado: O acionamento da Planta Experimental pelas autoridades presentes, dando início à produção de minério de ferro da Ligga na Planta Experimental.

A Planta Experimental é fruto de um investimento de 26 milhões de reais, que já está gerando 130 empregos diretos, e consequentes e estimados 455 empregos indiretos. A produção anual esperada é de 600 mil ton / ano, mas o seu grande propósito é oferecer maior conhecimento sobre as reservas minerais e assertividade no desenvolvimento do Projeto Ferro Sul, bem como ser o protótipo do modelo de gestão da Ligga.

Será nosso laboratório em escala industrial, operando ao longo do desenvolvimento do Projeto Ferro Sul”, explicou o CEO da Ligga Gerson Petterle.

O Gerente Geral dessa Planta e do Projeto Ferro Sul é Jairo Leal, geólogo formado pela Universidade do Pará, com 30 anos de experiência na área de mineração atuando em grandes mineradoras, com vasta vivência na região de Carajás e Parauapebas.

Uma quinta – feira histórica que marcou o início de uma nova e promissora minerada, a Ligga! Atuantes no Presente e Conectados ao Futuro!!

Adriana Vieira – Ass. de Comunicação da Ligga

Deo Martins