Mutirão da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realiza 340 atendimentos

 Mutirão da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realiza 340 atendimentos

O mutirão de saúde animal realizado no último dia 09 de setembro no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) mobilizou toda a equipe de profissionais da Unidade de Vigilância e Saúde (UVZ) de Parauapebas. A ação visa realizar atendimentos que já estavam pré-agendados, zerando fila de espera.

No mutirão foram realizados atendimentos clínicos, teste de leishmaniose e castração de cães e gatos.

De acordo com a diretora da UVZ Michele Ferreira, “essas ações causam um grande impacto ao meio ambiente, já que centenas de animais deixarão de nascer de forma desenfreada, causando propagação de doenças que certamente atingiriam a nossa população”, finalizou a diretora.

Trouxe minha cadela para castrar e evitar que ela tenha filhotes e esses animais acabem indo parar nas ruas. Convido a população que ama seus animais a fazerem o mesmo, afinal tudo aqui é gratuito e feito com muito amor”, disse a professora universitária Maiara Vieira que levou sua cadela para receber atendimento.

A população que desejar castrar seus animais deve realizar um pré-cadastro, que pode ser feito presencialmente no prédio da UVZ na rua D 306, bairro Cidade Nova, ou por telefone, (94) 3346-2669.

Mas, atenção! Algumas situações impedem que animais estejam aptos à cirurgias, como:
• Não estarem em jejum hídrico e alimentar no dia da cirurgia;
• Estarem em fase de cio ou apresentarem prenhez;
• Estarem anêmicos, caquéticos, febris ou com leishmaniose sem o devido tratamento.

Gilberto Laranjeiras, secretário municipal de Saúde afirma que “a equipe da saúde é uma das melhores da região, e para que possamos evitar a super população de animais de rua, precisamos que os moradores façam sua parte. A secretaria de Saúde tem todo o aparato para cuidar de cães e gatos, que por vezes são tidos como filhos e geram laços afetivos. Se unirmos as forças com certeza Parauapebas logo não terá mais animais vagando pelas ruas” frisou o gestor da pasta.

Assessoria de Comunicação – ASCOM/PMP – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins