Mulher é presa por realizar cirurgias em gatos sem licença em Castanhal

 Mulher é presa por realizar cirurgias em gatos sem licença em Castanhal

A Polícia deflagrou uma operação para cumprir mandado de busca e apreensão contra uma mulher suspeita de exercer ilegalmente a profissão de medicina veterinária e realizar procedimentos cirúrgicos em gatos sem qualquer habilitação legal. O laboratório clandestino funcionava na residência da investigada, localizada na cidade de Castanhal, Região Metropolitana de Belém (RMB) e não seguia normas técnicas ou sanitárias exigidas.

As investigações começaram após a denúncia de uma tutora que buscava indicações para a castração de uma gata. Ao chegar até a suspeita, apresentada como veterinária, o animal foi submetido a um procedimento cirúrgico que resultou em graves complicações. Posteriormente, foi constatado que a cirurgia havia sido realizada de forma incorreta e com técnica inadequada, deixando restos uterinos e ovarianos na cavidade abdominal, além de provocar hemorragia interna e um severo processo inflamatório.

Diante da gravidade do caso, o animal precisou passar por uma cirurgia corretiva. Apesar de ter sobrevivido, a gata sofreu lesões decorrentes do procedimento inicial.

Durante a ação policial, foram apreendidos diversos materiais de uso veterinário, como medicamentos sedativos, analgésicos e miorrelaxantes, além de pinças cirúrgicas, lâminas de bisturi, equipos de infusão venosa, fios de sutura, seringas e agulhas, reforçando a suspeita da prática ilegal.

Caso seja presa, a mulher poderá responder judicialmente pelos crimes de maus-tratos a animais e exercício ilegal da profissão.

Autor: Mayra Monteiro- Fonte: Valter Lobato, RBATV

    Deo Martins