Miquinha solicita construção de CRAS e CREAS nas vilas Sansão, Paulo Fonteles e Apa do Gelado

 Miquinha solicita construção de CRAS e CREAS nas vilas Sansão, Paulo Fonteles e Apa do Gelado

Construção de Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) nas vilas Sansão, Paulo Fonteles e Apa do Gelado são solicitadas pelo vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, nesta terça-feira, 31, em sessão legislativa da Câmara de Parauapebas.
Esse pedido foi feito depois de uma reunião com as comunidades do local que relataram que vêm sofrendo bastante com o crescente número de violência sexual contra crianças e adolescentes, além do aumento da ociosidade e consequentemente marginalidade dos jovens em suas localidades”, disse Miquinha. O parlamentar enfatizou que a população dessas vilas clamam pela instalação desses centros.

Os centros de referências são unidades de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades, do protagonismo e do fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e da ampliação do acesso ao direito à cidadania.
Então é de extrema importância que as áreas mais vulneráveis tenham unidades do CRAS e CREAS, para garantir que a população dessas comunidades tenham acesso há uma maior assistência por parte do Poder Público”, pontuou o vereador.

As Unidades de Referência são uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social. Pois, por terem caráter protetivo, proativo e preventivo ajuda quem mais necessita da proteção do Governo e contribui para o crescimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Texto: Rosiere Morais

Deo Martins