Miquinha participa de reunião no Vale Esperança e discute melhorias para comunidade


Com intuito de fortalecer a agricultura familiar, garantindo uma maior produção e o desenvolvimento da agricultura em nosso município, o vereador Israel Pereira Barros, o Miquinha, visitou neste sábado, 25, produtores da comunidade Vale Esperança. Na reunião os trabalhadores rurais puderam conhecer um pouco mais sobre os programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), e tiveram maiores informações de como se cadastrar nos projetos do governo.

“Essa foi e sempre será uma grande preocupação minha enquanto parlamentar, garantir que os nossos trabalhadores rurais tenham condições e incentivo para produzir. Por isso, faço questão de visitar nossas comunidades rurais para conhecer suas demandas e incentivar a adesão aos programas de produção do Governo Municipal”, disse Miquinha. O vereador lembrou que sempre trabalhará em prol de uma sociedade mais justa e desenvolvida.

Atualmente a comunidade Vale Esperança trabalha com o cultivo de açaí, mandioca, hortaliças e produção de peixe, e da mandioca a comunidade produz também a farinha, hoje são três farinheiras em produção na vila. Segundo a agricultora Galaucieide, a Loira, a produção desses bem poderiam ser bem maior se eles tivessem mais incentivos. “Temos muita dificuldade em aumentar a nossa produção porque sofremos bastante com a escassez de água, então precisamos de poços artesianos em nossa comunidade”.

Os produtores cobraram ainda a conclusão das obras de melhorias nas estradas que levam a região. “Sem as estradas fica impossível escoar nossa produção, além de ficarmos impedidos de nos deslocarmos até a cidade, pois o transporte coletivo não consegue chegar até nós”, ressaltou o produtor Nezio.

Para Miquinha os incentivos a agricultura familiar atua no desenvolvimento tanto das famílias de produtores como da economia de todo o município. “Toda a produção rural do município é vendida em Parauapebas e isso garante produtos mais frescos e mais acessíveis ao nosso povo”, pontua o parlamentar.
Texto: Rosiere Morais

Deo Martins