Legislativo aprova inclusão do ‘Dia do Corredor de Rua’ e da ‘Semana dos Profissionais da Educação’ no calendário municipal de eventos

 Legislativo aprova inclusão do ‘Dia do Corredor de Rua’ e da ‘Semana dos Profissionais da Educação’ no calendário municipal de eventos

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (7), em dois projetos de lei, a inclusão do “Dia Municipal do Corredor de Rua” e da “Semana dos Profissionais da Educação” no calendário oficial de eventos do município de Parauapebas.

Corredor de rua

O pedido para incluir no calendário oficial de eventos de Parauapebas o “Dia Municipal do Corredor de Rua” foi feito pelo vereador Josemir Santos (Pros), por meio do Projeto de Lei nº 173/2021. Ele sugere que a data seja comemorada anualmente no segundo
domingo do mês de maio.
Segundo o parlamentar, todos os sábados dezenas de corredores de rua se reúnem durante a madrugada para fazer caminhadas ou corridas nas principais avenidas e estradas de Parauapebas. “Há quem vá apenas para praticar alguma atividade física, mas também há quem vá para se preparar para as competições que acontecem em nossa cidade e região e até mesmo em outros estados”, detalha Josemir Santos.

O vereador sugere que no segundo domingo de maio de cada ano seja promovida uma meia maratona pelas ruas da cidade em alusão ao “Dia Municipal do Corredor de Rua”, com os seguintes objetivos:

Conscientização da importância da corrida e da prática de esportes como instrumentos
de qualidade de vida; difusão da prática de corrida, tanto na forma de exercício físico
quanto hobby; e desenvolvimento de respeito entre corredores, ciclistas, motoristas e
pedestres.

Depois de apresentar o projeto ao plenário, o legislador solicitou à Mesa Diretora da Casa de Leis que distribua a matéria às comissões legislativas pertinentes e, após ser a mesma aprovada, encaminhe a proposição para ser sancionada pelo prefeito municipal.

Profissionais de educação

Já a petição para inclusão da “Semana dos Profissionais da Educação” no calendário oficial de eventos do município de Parauapebas foi feita pela vereadora Eliene Soares (MDB), por meio do Projeto de Lei nº 169/2021.
Conforme revelou a legisladora, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem atualmente 3.200 servidores. “Esses trabalhadores da educação pública municipal contribuem, sobremaneira, para que, mesmo em meio às dificuldades impostas pela dinâmica de uma cidade que não para de crescer, o ensino de Parauapebas seja um dos melhores do Pará. Além disso, por meio de seus salários, eles despejam cerca de R$ 220 milhões por ano no comércio local, um poder de compra maior que o de municípios como Redenção, principal cidade do sul do Estado do Pará”, informa.

Diante da importância desses trabalhadores, Eliene Soares destaca que a proposição visa debater o papel desses servidores na rede pública municipal de ensino em todos os seus aspectos laborais, sociais, jurídicos e administrativos, por meio de campanhas, seminários, palestras, programação lúdica e formas diversas de ampla publicidade.

Esta é uma forma simbólica de demonstrarmos sentimento de gratidão e valorizaçã a todos os nossos trabalhadores da educação, do zelador ao professor; do vigia ao diretor, os quais muito contribuem para a construção e constante remodelação de uma sociedade desenvolvida, justa, de bem e paz”, finaliza a vereadora, sugerindo que a Semana dos Profissionais da Educação seja celebrada anualmente na semana em que cair o dia 15 de outubro.

Os dois projetos de lei foram lidos, discutidos, aprovados e encaminhados para eventual sanção do prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Internet e Felipe Borges / AscomLeg2021

Deo Martins