Julho Amarelo: campanha reforça importância de prevenção às hepatites virais
O mês de julho é muito lembrado pelas férias escolares e por conta do verão amazônico, período de relaxar e se divertir. Mas, também é momento em que se intensificam as mobilizações de enfrentamento e ações de prevenção, e assistência, às hepatites virais.
A campanha Julho Amarelo, foi instituída por legislação federal em 2019, e passa a vigorar com alterações estabelecidas na lei nº 14.613, de julho de 2023, que tratam das atividades a serem desenvolvidas envolvendo a administração pública, instituições da sociedade civil, entre outras entidades, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado.
Em 2023, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou a campanha com o tema: “Não deixe amarelar, faça o teste já”. Entre as ações que serão realizadas ao longo do mês, a gestão reforça a importância dos testes, que são disponibilizados gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Centro está localizado na rua P, nº 38, entre as ruas 11 e 14, no bairro Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Dados de Parauapebas
Até maio deste ano, o CTA realizou 1.248 atendimentos, entre aconselhamentos, palestras e demais ações. Deste total, 222 foram diagnósticas com algum tipo de hepatite e ficaram aos cuidados do Serviço de Atenção Especializada para o acompanhamento com a equipe multidisciplinar.
Segundo Francisco Soares, coordenador do CTA, a identificação da doença, ainda na fase inicial, é fundamental para que o paciente consiga eficácia no tratamento.
“A pessoa pode ir diretamente ao CTA com seu cartão SUS, onde é feito uma ficha de atendimento, em seguida é encaminhada ao laboratório para a realização de testes rápidos. Apresentando um resultado reagente, é realizado o acolhimento dessa pessoa, são solicitados todos os exames de rotina, exames específicos e agendado consulta médica. Já as pessoas diagnosticadas na UBS, são encaminhadas ao CTA para a realização de exames específicos e agendamento de consulta com o especialista”, ressalta Francisco.
Os testes podem ser realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona das 8h às 14h, na rua P, nº66, entre as ruas 11 e 14, no bairro Cidade Nova.
Sobre as hepatites virais
As hepatites são doenças silenciosas e infecciosas, que de maneira geral, atingem o fígado. Sem um diagnóstico seguido de tratamento, podem evoluir para um quadro mais grave como: câncer hepático ou cirrose. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas Américas cerca de 5,4 milhões de pessoas vivem com infecções por hepatite B, enquanto 4,8 milhões estão infectadas com hepatite C. Apenas 18% dos que vivem com hepatite B sabem que estão infectados e apenas 3% recebem tratamento.
Texto: Ascom/ PMP – Fotos: Chico Souza – Com informações da Agência Brasil.