Jovens e adultos concluem projeto de alfabetização em Pacajá

O projeto de iniciativa da ENGIE Brasil Energia, com apoio técnico do GAIA Social e SEMED Pacajá, beneficiou mais de 400 pessoas da comunidade.

Um novo capítulo foi inaugurado na vida de 407 pessoas em Pacajá, no sudeste do Pará, região em que estão inseridas as Linhas de Transmissão do Projeto Novo Estado (PNE), em implantação. Com uma iniciativa da ENGIE Brasil Energia, e apoio do GAIA Social e Secretaria Municipal de Educação, foi implementado o programa de educação e alfabetização de jovens e adultos na localidade. Em 10 de novembro, realizou-se a solenidade de encerramento e entrega de certificado aos professores que, ao longo do projeto, participaram de diversas formações promovidas pela iniciativa. No total, foram beneficiados 327 estudantes, 12 coordenadores, 53 professores(as) e 15 funcionários.

O Projeto Novo Estado foi o responsável pelo financiamento das ações desenvolvidas. Os recursos proporcionaram melhorias em todas as etapas (etapas de 1 a 4) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da preparação de material didático e entrega de kits de materiais para os estudantes. A iniciativa também promoveu formações de professores, merendeiras e equipe de limpeza. O investimento contou com a elaboração de um Plano Curricular para a EJA de Pacajá, documento que irá auxiliar a secretaria e os professores no planejamento e continuidade de ações para melhoria da educação de jovens e adultos.

Para a professora Maria Marta, é um sonho poder trabalhar e ter uma formação continuada para melhorar o desempenho e manter o aluno em sala de aula até o final do curso. ‘Nós moramos em um assentamento há 17 anos, e essa foi a primeira vez que se manteve e se formou uma turma de EJA. Aqui é uma comunidade carente e não temos uma estrutura adequada para capacitação dos professores e acompanhamento dos alunos. Mas com esse projeto conseguimos realizar o sonho de quem gostaria de saber ler e escrever’, declarou.

O município conta com turmas de EJA em 20 escolas, sendo que várias delas estão há mais de 100 km de distância da área urbana. Devido à distância das casas, professores levam o conteúdo aos estudantes. ‘Eu moro no P.A. Rio Bandeira, e pensava que nunca ia conseguir estudar. Estou vencendo um obstáculo que parecia ser impossível de vencer. Sou muito grata ao projeto e aos professores que não desistiram de nós’, contou a aluna Dalva Cerqueira, 53 anos.

Como parte do projeto, também foi entregue à Secretaria Municipal de Educação um Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores, chamado Espaço LIFE, que auxiliará professores e estudantes da AJA (Alfabetização de Jovens e Adultos) e da EJA, com o objetivo de tornar o aprendizado de todos mais interativo e dinâmico, além de oferecer inclusão digital. Uma biblioteca com gêneros diversificados também será montada na região.

Durante a cerimônia de formatura houve apresentação dos resultados do Projeto, depoimentos das instituições envolvidas, de professores e estudantes, e ainda, uma apresentação cultural com os alunos. ‘A principal peça de tudo isso são os que fizeram esse projeto acontecer, fazendo a diferença, acreditando na educação como um dos pilares de transformação da sociedade. A educação traz também a autoestima, e isso só é possível porque todos acreditaram e conseguiram construir o projeto em conjunto’, declarou Richard Oliveira, Gerente de Ativos de Transmissão da ENGIE Brasil Energia.

Samara Batista – Gaby Comunicação

Deo Martins