Josivaldo da Farmácia propõe implantação de Centro-dia e realização de campanha sobre guarda responsável de animais

 Josivaldo da Farmácia propõe implantação de Centro-dia e realização de campanha sobre guarda responsável de animais

Duas indicações foram apresentadas por Josivaldo da Farmácia (PSDB) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (30). Na primeira matéria, o parlamentar propôs a realização de convênio entre a prefeitura de Parauapebas e o governo estadual para implantar um Centro-Dia de Referência no município. Já na segunda, o vereador sugeriu a realização de uma campanha de conscientização nas escolas da rede pública municipal de ensino sobre a posse e guarda responsável de animais domésticos.

Centro-Dia de Referência
Foi por meio da Indicação nº 152/2024 que Josivaldo da Farmácia pediu a implantação de um Centro-Dia de Referência destinado ao atendimento especializado a idosos e pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados.

Na proposição, o parlamentar explicou que o Centro-Dia é uma unidade especializada de proteção social voltada ao atendimento de jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, prestando um conjunto variado de atividades, que trabalham a convivência grupal, social e comunitária; cuidados pessoais; fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços no território e a tecnologias assistivas de autonomia e convivência.

O serviço contribui para evitar o isolamento social da pessoa com deficiência e do cuidador familiar e outras situações de risco e violação de direitos, como a discriminação, negligência, maus-tratos, abandono, violência física e psicológica, uso indevido da imagem, convivência com a extrema pobreza, dentre outros riscos, construindo autonomia e fortalecendo o papel protetivo da família”, acrescentou o vereador.

Campanha
Já a campanha sobre a posse e guarda responsável de animais domésticos foi proposta na Indicação nº 153/2024, na qual Josivaldo da Farmácia ressalta que os cães abandonados acarretam em muitos transtornos para a sociedade em geral, ocasionando problemas de saúde pública e acidentes de trânsito.

A sugestão do vereador é para que o trabalho de conscientização seja feito através de palestras nas escolas públicas municipais com a distribuição de folhetos, apresentações e confecção de cartilhas sobre cuidados de higiene, alimentação, bem-estar e guarda responsável, podendo ocorrer, visitas aos animais resgatados nas Organizações Não Governamentais (ONGs), para ajudar a desenvolver o sentimento da posse responsável.

Diante dos graves problemas relacionados ao abandono e maus-tratos aos animais que vemos todos os dias, a solução é a educação, sendo assim, investir na conscientização das crianças e adolescentes é um caminho para que sejam criados mecanismos de proteção e melhores condições de saúde aos nossos animais”, argumentou.

Aprovação
As duas indicações de Josivaldo da Farmácia foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / Ascomleg 2024

Deo Martins