Josivaldo da Farmácia propõe disponibilização de coleiras antiparasitas para cachorros

Na Indicação nº 412/2022, Josivaldo da Farmácia (PP) propôs a disponibilização de coleiras antiparasitas contra leishmaniose e outras doenças, na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (27).

Na justificativa do pedido, o vereador relata que a leishmaniose é uma doença que ataca tanto humanos quanto animais, transmitida pelo mosquito-palha e quando não tratada pode levar à morte. Os medicamentos para o tratamento humano e animal são diferentes, de modo que o medicamento animal tem a função de apenas controlar a doença, tornando a prevenção de extrema importância.

Devido à dificuldade de se combater o foco da doença e ao risco de vida, a prevenção certamente é a melhor forma de combatê-la, e uma das formas mais eficazes é a coleira antiparasitas, que tem como função evitar que o mosquito transmissor se aproxime do animal e evitando também outras doenças relacionadas”, explicou.

A Indicação nº 412/2022 foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares e enviada para o prefeito Darci Lermen, com cópia para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida / AscomLeg2022

Deo Martins