Hospital do Sudeste do Pará ultrapassa 200 atividades de voluntariado em 2024
Marcia Souza, moradora de Itupiranga, vivenciou uma agradável surpresa enquanto aguardava o procedimento de ressonância magnética no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Durante a espera, ela teve a oportunidade de participar de uma atividade musical interativa, parte do programa de voluntariado da instituição. Este ano, entre janeiro e agosto, o programa realizou 204 ações, beneficiando 3.888 pacientes e seus familiares com experiências enriquecedoras e positivas.
“Fui surpreendida por uma apresentação musical enquanto esperava pela minha ressonância. A música acalmou meus nervos e trouxe uma paz que eu não esperava naquele momento de ansiedade. Parabenizo o hospital por essas iniciativas que fazem toda a diferença para nós, pacientes“, relatou Marcia.
O programa de voluntariado da unidade do Governo do Pará, é composto por diversas iniciativas que vão além do tratamento médico convencional, como musicoterapia, contação de histórias, palhaçaria, corte de cabelo solidário, registro fotográfico de bebês e visitas religiosas. Essas ações criam uma atmosfera de empatia e apoio, proporcionando momentos de alegria, conforto e conexão para pacientes e seus familiares.
Josiane Silva, moradora de Marabá e mãe do pequeno Ícaro Silva, internado na clínica pediátrica destacou a relevância das ações voluntárias. “Ver o sorriso no rosto do meu filho durante a visita dos palhaços foi algo indescritível. Essas atividades trazem leveza para momentos tão difíceis e fazem a diferença na nossa experiência aqui“, comentou.
Valorização – Na quarta-feira, 21, a unidade hospitalar gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou cerimônia especial para reconhecer e valorizar o trabalho dos 40 voluntários que dedicam seu tempo e esforço à instituição. O evento foi organizado em comemoração ao mês nacional do voluntariado, celebrado no dia 28 de agosto.
Flavio Marconsini, diretor executivo da instituição, destacou que durante o evento a unidade entregou brindes e certificados de agradecimento aos voluntários, em reconhecimento aos serviços prestados em prol dos pacientes e de seus familiares.
“O impacto do trabalho dos nossos voluntários é imenso. Com mais de 200 ações realizadas e milhares de pacientes e familiares beneficiados, eles são peças fundamentais na nossa missão de oferecer um atendimento humanizado. O empenho e a dedicação desses profissionais fazem toda a diferença na experiência dos nossos pacientes e são um exemplo brilhante do poder da solidariedade“, explicou.
A artesã marabaense Crisnee Pessoa, conhecida por seu trabalho voluntário na confecção de polvinhos de crochê para recém-nascidos internados no hospital, não conseguiu conter a emoção ao receber a homenagem. “Receber este reconhecimento é muito especial para mim. Cada polvinho que faço é uma pequena contribuição para trazer conforto e alegria aos bebês e suas famílias. Ver o sorriso e a gratidão nos rostos dos pais é a minha maior recompensa. Estou muito grata por poder fazer parte desse trabalho tão significativo”, explicou.
Inscrições para o voluntariado – Daiane Uszynski, analista de humanização do hospital, anunciou que estão abertas as inscrições para o programa de voluntariado da instituição. Os interessados em participar e contribuir com ações voluntárias devem atender a alguns pré-requisitos específicos.
“É fundamental que o voluntário seja maior de idade, tenha o ciclo vacinal atualizado e se adeque aos horários pré-estabelecidos pelo hospital para realizar as ações. Essas atividades devem ser compatíveis com o perfil da nossa unidade, garantindo que possamos oferecer suporte eficaz e de qualidade aos nossos pacientes“, enfatizou Daiane.
Serviço: Os interessados em participar do programa de voluntariado da unidade podem se inscrever e obter mais informações pelo e- mail: [email protected]
Perfil – Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência, conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal.
Agência Pará