Hospital da Mulher do Pará tem primeira campanha alusiva ao Dia Mundial da Higienização das Mãos

 Hospital da Mulher do Pará tem primeira campanha alusiva ao Dia Mundial da Higienização das Mãos

A higienização correta das mãos é fundamental nas medidas de prevenção à saúde e com o objetivo de reforçar a prática, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em parceria com o Núcleo de Educação Permanentes (NEP) do Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, promoveu a primeira capacitação profissional para as equipes assistenciais da unidade nesta segunda-feira (05), Dia Mundial da Higienização das Mãos. A programação se estenderá até esta terça-feira (06).

A enfermeira da CCIH do Hospital da Mulher, Ana Carolina Pimentel, ressalta que a iniciativa é mais do que um momento de sensibilização sobre a prática. ”É afirmar nosso compromisso com a segurança do paciente, a prevenção das infecções e a qualidade da assistência. Como profissionais da saúde, temos o poder de interromper a cadeia de transmissão de microrganismos com uma atitude rápida, eficaz e acessível que é a higienização correta das mãos. Vamos aproveitar essa data para educar e engajar nossas equipes criando uma cultura de segurança garantida todos os dias”, frisou.

Durante a ação foram preparadas algumas dinâmicas que reuniram profissionais da unidade hospitalar, trazendo elementos da cultura paraense.”Com ações educativas, demonstrações práticas e quiz interativo, a nossa primeira campanha de Higienização das Mãos – No ritmo do Pavulagem, mãos limpas é só vantagem – busca transformar esse gesto simples em um hábito  permanente, afinal, cuidar das mãos é também cuidar da vida“, destacou a coordenadora do NEP, Daiane Nunes.

Iniciativa – O Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado anualmente no dia 05 de maio, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde  (OMS) e traz como tema este ano “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre”. A data reforça a necessidade de práticas adequadas de higiene das mãos, de acordo com os 5 momentos, além do uso correto de luvas e da conscientização sobre o impacto ambiental causado pelo descarte das luvas.

    Deo Martins