Helicóptero que transportava o presidente iraniano Raisi cai, busca em andamento

 Helicóptero que transportava o presidente iraniano Raisi cai, busca em andamento

REUTERS

Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores caiu neste domingo enquanto cruzava um terreno montanhoso sob forte neblina, disse uma autoridade iraniana à Reuters, e as equipes de resgate estavam lutando para chegar ao local do incidente.

 

O funcionário disse que as vidas de Raisi e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, estavam “em risco após a queda do helicóptero”, que aconteceu no caminho de volta de uma visita à fronteira com o Azerbaijão, no noroeste do Irã.

Ainda estamos esperançosos, mas as informações provenientes do local do acidente são muito preocupantes“, disse o funcionário à Reuters, falando sob condição de anonimato.

A TV estatal citou uma autoridade dizendo que pelo menos um passageiro e um membro da tripulação estiveram em contato com equipes de resgate.

Um drone turco identificou uma fonte de calor suspeita de ser os destroços do helicóptero e compartilhou as coordenadas do possível local do acidente com as autoridades iranianas, disse a agência de notícias Anadolu no X.

O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que detém o poder final com a palavra final sobre a política externa e o programa nuclear do Irão, procurou tranquilizar os iranianos, dizendo que não haveria perturbações nos assuntos de Estado.
A mídia estatal iraniana disse que o mau tempo causou o acidente e complicou os esforços de resgate. A agência de notícias estatal IRNA disse que Raisi estava voando em um helicóptero Bell 212 fabricado nos EUA.
O chefe do Estado-Maior do exército iraniano ordenou que todos os recursos do exército e da elite da Guarda Revolucionária fossem utilizados em operações de busca e salvamento.
Anteriormente, a emissora nacional havia interrompido toda a programação regular para mostrar as orações realizadas por Raisi em todo o país.
Nas primeiras horas de segunda-feira, o vídeo mostrava uma equipe de resgate, vestindo jaquetas brilhantes e lanternas na cabeça, reunida em torno de um dispositivo GPS enquanto vasculhava a pé uma montanha escura como breu em meio a uma nevasca.
Estamos vasculhando minuciosamente cada centímetro da área geral do acidente”, disse a mídia estatal citando um comandante regional do exército. “A área tem condições climáticas muito frias, chuvosas e com neblina. A chuva está gradualmente se transformando em neve.”
Os países vizinhos expressaram preocupação e ofereceram assistência em qualquer resgate. A Casa Branca disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado sobre os relatórios sobre o acidente. A Turquia disse ter designado um drone, um helicóptero, veículos e uma equipe de resgate após pedido das autoridades iranianas. A União Europeia ofereceu tecnologia de mapeamento por satélite de emergência.

HARDLINER, POSSÍVEL SUCESSOR DE KHAMENEI

A crise ocorre num momento de crescente dissidência dentro do Irão devido a uma série de crises políticas, sociais e económicas. Os governantes clericais do Irão enfrentam pressão internacional devido ao contestado programa nuclear de Teerão e ao aprofundamento dos seus laços militares com a Rússia durante a guerra na Ucrânia.
Desde que o Hamas, aliado do Irão, atacou Israel em 7 de Outubro, provocando o ataque de Israel a Gaza, conflagrações envolvendo grupos alinhados com o Irão eclodiram em todo o Médio Oriente.
Raisi, de 63 anos, foi eleito presidente em 2021 e, desde que assumiu o cargo, ordenou um endurecimento das leis morais, supervisionou uma repressão sangrenta aos protestos antigovernamentais e pressionou fortemente nas negociações nucleares com potências mundiais.
No duplo sistema político do Irão, dividido entre o establishment clerical e o governo, é Khamenei, mentor de Raisi, de 85 anos, líder supremo desde 1989, quem detém o poder de decisão sobre todas as principais políticas.
Durante anos, muitos viram Raisi como um forte candidato à sucessão de Khamenei, que apoiou as principais políticas de Raisi.
A vitória de Raisi numa eleição administrada de perto em 2021 colocou todos os ramos do poder sob o controlo da linha dura, depois de oito anos em que a presidência foi ocupada pelo pragmático Hassan Rouhani e um acordo nuclear foi negociado com potências, incluindo Washington.
No entanto, a posição de Raisi pode ter sido prejudicada por protestos generalizados contra o regime clerical e pelo fracasso na recuperação da economia do Irão, prejudicada pelas sanções ocidentais.
Raisi esteve na fronteira com o Azerbaijão no domingo para inaugurar a barragem Qiz-Qalasi, um projeto conjunto. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que disse ter se despedido de Raisi no início do dia, ofereceu ajuda no resgate.

Reportagem de Elwely Elwelly e Parisa Hafezi; Escrito por Aidan Lewis; Edição de Kevin Liffey, Peter Graff, David Gregorio e Stephen Coates – Reuters

Deo Martins