Guarda Municipal de Parauapebas recebe alunos do Curso de Formação de Praças da PM

 Guarda Municipal de Parauapebas recebe alunos do Curso de Formação de Praças da PM

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) recebeu nessa segunda-feira, 2, a visita técnica de aproximadamente 90 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar (PM). O objetivo principal da visita é a integração entre as forças de segurança em Parauapebas.

A programação, que ocorreu na nova base da GMP, no bairro Cidade Jardim, teve início às 8h30, com um momento dedicado à apresentação da tropa, dividida em dois pelotões, para o comando da GMP, representada pelo subcomandante Nascimento. Logo após, foi realizado um “corridão” pela avenida dos Ipês como atividade física prevista.

Ao retornarem, foi dado início à parte teórica, com uma palestra sobre a legislação aplicada à GMP, com o corregedor Heliomar Brandão, da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), com algumas considerações do subcomandante Nascimento.

Após a pausa para o almoço, a GFEM Rafaela cedeu treinamento acerca do Córtex, uma tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos por milhares de câmeras viárias espalhadas por rodovias, pontes, túneis, ruas e avenidas país afora, para rastrear alvos móveis em tempo real.

Antes da segunda etapa do treinamento, no período da tarde, o secretário da Semsi, Denis Assunção, esteve na GMP e conversou com os participantes do CFP sobre a importância da união entre as forças de segurança, dos investimentos feitos e o papel fundamental da secretaria na redução da criminalidade na cidade.

Após a fala do secretário, os alunos tiveram instrução com o GM Jorge Souza, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que abordou as atribuições do grupamento na GMP em sua fala. Em seguida, o inspetor da Romu, Elton Lima, falou sobre o uso do Spark, equipamento de menor potencial ofensivo utilizado pelos guardas municipais. O Grupamento de Ações com Cães (GAC) encerrou a programação com uma explanação sobre as atribuições deste grupamento e com a apresentação do cão Rambo.

Texto: Kênia Santana/Semsi-GMP – Fotos: Irisvelton Silva/Semsi – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins