Governador do Pará, Helder Barbalho é empossado para segundo mandato em Marabá

 Governador do Pará, Helder Barbalho é empossado para segundo mandato em Marabá

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Cumprindo agenda de posse nas cidades fora da sede administrativa em Belém, o governador eleito para o segundo mandato Helder Barbalho tomou posse simbólica em Marabá no sudeste paraense, na tarde desta segunda-feira (2). O evento aconteceu no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha e contou com a presença de autoridades locais, convidados, empresários, políticos, prefeitos e vereadores da região.

A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan que também tomou posse para o segundo mandato. Helder e Hana ainda realizam mais duas cerimônias de posse em diferentes regiões do Estado, como forma de celebrar e integrar todo o Pará.

Helder foi recepcionado por tropas da Polícia Militar no Centro de Convenções Carajás, onde recebeu carinho de adultos, crianças e idosos, que participaram da cerimônia. O público presente estava animado e a todo momento saudava o governador com palmas e gritos de aprovação.

A entrega da faixa de governador foi realizada por três pessoas da comunidade de Marabá: a estudante do ensino médio Ana Paula Nazaré Lima da Silva, da escola estadual Anísio Teixeira, do produtor rural Tião Branco, presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Marabá e de Cubeí Kayapó, liderança indígena mais antiga da aldeia Korotirê.

Em seu discurso, o governador Helder Barbalho lembrou que há quatro anos tomou a iniciativa de fazer uma cerimônia parecida, reiterando o compromisso de olhar mais de perto para as regiões sul, sudeste e oeste do Pará, esquecidas por gestões anteriores.

Um governo que olhe para cada um dos 144 municípios de nosso estado, que chegue aonde esteja um paraense que morem em nossas cidades e centros urbanos, mas da mesma forma também, paraenses que morem em áreas ribeirinhas, na floresta, nas aldeias, nas comunidades quilombolas e nas propriedades rurais“, enfatizou.

Helder Barbalho mostra sua assinatura no termo de posse – Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O governador lembrou dos projetos implementados durante os quatro primeiros anos de seu governo que perpetuaram essa aproximação do centro administrativo com o sul e sudeste paraense, a pavimentação de 1.500 quilômetros de rodovias estaduais, a entrega da ampliação dos centros de hemodinâmica do Hospital Regional e a construção das Usinas da Paz em Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Como parte da extensão desse importante projeto, no seu segundo mandato, Helder confirmou a construção da Usina da Paz não somente em Marabá mas em 40 municípios. A ampliação do Hospital Regional garantindo o serviço de oncologia (tratamento do câncer). “Para que pacientes daqui (de Marabá) não precisem sair para procurar tratamento em Belém ou Tucuruí para serem assistidos“, declarou.

Além disso, já em 2023 iniciará a construção do Hospital Materno Infantil em Marabá e um Hospital Regional em Ourilândia do Norte. “Para assistir a região de Xinguara, Água Azul do Norte, São Félix do Xingu“, enfatizou.

Ainda nesta segunda-feira, às 18h, foi realizada uma celebração em Santarém, no oeste paraense, e nesta terça-feira (3) o evento será em Breves, no Marajó.

Dol Carajás

Deo Martins