Estudantes da rede municipal de Parauapebas participam da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática

 Estudantes da rede municipal de Parauapebas participam da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática

Cerca de 20 mil alunos de escolas municipais de Parauapebas realizaram as provas da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Em todo país, mais de 18 milhões de estudantes participaram do certame, que ocorreu no dia 7 de junho e este ano alcança cerca de 99,78% dos municípios brasileiros.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), atualmente a OBMEP é a maior competição científica do país. Além de testar os conhecimentos matemáticos dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio, a olimpíada tem como objetivo proporcionar aos participantes uma nova perspectiva de geração de oportunidades através da educação, diz Eder Araújo, professor de matemática da escola municipal Carlos Henrique. Para ele, outro ponto importante do certame é a interdisciplinaridade presente nas questões.

As provas da 1ª etapa, compostas por vinte questões objetivas, são aplicadas a todos os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino, 3º e 4º etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de estudantes da rede privada. Avançando para a segunda etapa da olimpíada apenas 5% dos alunos, classificados pela pontuação obtida nas provas”, explica Josué Carvalho, coordenador da OBMEP no município.

O resultado com a lista dos alunos classificados para a 2ª etapa da OBMEP será divulgado dia 2 de agosto e as provas serão realizadas dia 08 de outubro.

A divulgação do resultado final e classificação dos alunos medalhista acontecerá dia 20 de dezembro.

Texto: Natália Brito – Fotos: Lucas Alves/ Semed

Deo Martins