Em Redenção, mulher amarra cão na corrente e arrasta na moto

Um cão adulto, que estava sendo arrastado por uma motocicleta em Redenção, sul do Estado, foi resgatado pela Polícia Militar. O fato ocorreu na noite da última terça-feira, 15. A guarnição policial recebeu denúncia através de um vídeo com imagens do animal amarrado numa corrente sendo arrastado pelas ruas da cidade. A mulher que conduzia a moto relatou aos policiais que estaria “transportando” o cão, já que estaria mudando de endereço.

Os policiais constataram que o cachorro, um adulto de médio porte, foi arrastado pela corrente presa na motocicleta do Setor Buriti até o Setor Marechal Rondon, bairros anexos ao Centro. Em decorrência da ação atabalhoada, o animal estava com todas as patas lesionadas e precisou receber cuidados veterinários.

Diante dos fatos, a mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Redenção para a adoção dos procedimentos cabíveis, bem como, informado sobre a ocorrência do fato ao órgão competente à proteção dos animais.

Legislação

Conforme a Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais estará sujeito a reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda do animal. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.

Qualquer denúncia de maus-tratos contra animais pode ser feita pelo número “Disque-Denúncia” 181, que funciona 24h por dia. A ligação é gratuita e não precisa se identificar, ou pelo 190.

Delmiro Silva – Correio de Carajás

 

Deo Martins