Em Belém, Guarda Municipal de Parauapebas participa de eventos relacionados à segurança pública

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), participou entre os dias 26 e 27, em Belém, de eventos voltados para a integração e o fortalecimento dos órgãos que compõe o sistema de segurança pública do estado do Pará.

O I Fórum de Mulheres da Segurança Pública e o I Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas do Pará reuniram mulheres que atuam nas forças de segurança pública nos âmbitos municipal, estadual e federal para debater o papel da mulher nas forças de segurança.

No Pará, dos 33 municípios que possuem Guarda Municipal, apenas três têm mulheres à frente da instituição, que são Breves, Bragança e Parauapebas.

A comandante da GMP, Mônica Caldas, ressaltou a importância o evento. “Esse evento é um marco para nós que atuamos nas forças de segurança, além de ser uma troca de experiências, ampliou a discussão sobre a participação das mulheres nas forças de segurança”, destaca.

A GMP também participou do II Encontro de Guardas Municipais, que teve como objetivo destacar importância do ofício das guardas civis municipais na segurança pública dos municípios e a nível de estado. Durante o evento, a Secretaria de Segurança Pública (Segup) realizou a entrega de 1.400 coletes balísticos para 44 cidades paraenses. A entrega comemora ainda o Dia da Guarda Municipal, celebrado no dia 10 de outubro.

O município de Parauapebas foi um dos beneficiados com a entrega de 80 coletes balísticos para fortalecer a GMP. “Os coletes irão garantir mais segurança para os nossos agentes da Guarda Municipal, que estão diariamente nas ruas trabalhando em prol da segurança dos nossos munícipes”, enfatiza o gestor da Semsi, Denis Assunção.

Com a entrega, o Pará é uma das poucas unidades da federação que conseguiram entregar coletes balísticos para todas as guardas municipais existentes no Estado.  Os equipamentos entregues possuem a mesma qualidade dos utilizados pelas polícias Civil e Militar – são os mais recentes e leves do mercado, com validade de seis anos.

Texto: Édila Nunes – Fotos: Semsi/GMP – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins