Detran disponibiliza atendimento online para recursos de infração

 Detran disponibiliza atendimento online para recursos de infração

Detran comunica que serviços, antes feitos somente de forma presencial, estão disponíveis no ambiente virtual

Levar uma multa de trânsito é sempre um transtorno, mas para facilitar a vida de quem é autuado, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) disponibiliza diversos serviços de infração que podem ser acessados de forma totalmente online. O sistema eletrônico de infração do órgão está disponível no site www.detran.pa.gov.br e por meio dele o cidadão pode consultar infração, baixar o boleto, consultar edital de notificação de infração e apresentar defesa e recurso.

São serviços que antigamente eram feitos somente de forma presencial, mas que, com o decorrer do tempo, passaram a ser disponibilizados em ambiente virtual, sem que o cidadão precise se deslocar para o Detran ou alguma unidade do órgão. É tudo prático e rápido, que pode ser feito até mesmo pelo celular”, explica o gerente do Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf) do Detran, Valter Aragão.

Foto: Ascom/Detran

Todos os serviços estão disponíveis no link “Serviço Infração”. O primeiro passo é consultar se o cidadão possui de fato uma infração e, em seguida, realizar o serviço desejado, que pode ser o acesso ao boleto de pagamento da autuação, ou a apresentação da defesa e recurso 100% online. Neste caso, o Detran criou o portal cidadão (https://cidadao.detran.pa.gov.br/) especificamente para as pessoas que desejam contestar a multa.

Vale ressaltar que a apresentação de Defesa de Autuação ou Recurso de Multa deverá ser realizada exclusivamente em relação às autuações ou multas aplicadas pelo Detran. O Departamento não aceita processos de outros órgãos autuadores.

O condutor deve aguardar a notificação da infração emitida pelos Correios. Outra forma é receber a notificação pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Após o comunicado, o cidadão tem até 30 dias para apresentar a defesa e acompanhar o processo sem sair de casa. Para tanto, o condutor realiza o cadastro com um login para acessar a área interna do portal e incluir o requerimento. Na própria página é possível acessar uma cartilha com o passo a passo do serviço. “O serviço online é fácil, gratuito e pode ser acessado com comodidade de qualquer lugar do Pará”, lembra Aragão.

Agência Pará

    Deo Martins