Curionópolis monta força-tarefa para vacinar adolescentes

 Curionópolis monta força-tarefa para vacinar adolescentes

Os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos estão sendo recebidos no Posto de Saúde Rio Grande do Sul, em Curionópolis, para a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19. A vacinação deste público foi iniciada na segunda-feira (6), após o município receber a primeira remessa do imunizante da Pfizer.

No Brasil, a farmacêutica tem a única vacina contra o novo coronavírus com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas acima de 12 anos. O uso foi aprovado pelo órgão após análise dos estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicam segurança e eficácia para esse grupo.

Conforme  Elizeth Abreu, secretária municipal de Saúde, foi montada uma força-tarefa especial para receber e aplicar a remessa de vacina, sendo estruturado um único local de vacinação devido aos protocolos da Pfizer para manutenção e distribuição, diferentes dos demais imunizantes.

Estamos muito satisfeitos com o resultado dos primeiros dias e com a grande procura dos adolescentes. Quero incentivar os pais e responsáveis a trazerem seus filhos e, assim, garantirem a imunização de toda a família.

A dona de casa Raimunda Nonata não perdeu tempo e correu com a filha para o posto de saúde logo após ter sido informada sobre a chegada da vez dos adolescentes. “Fiquei sabendo e vim logo trazer ela. É muito importante que todos recebam a vacina e a gente fica muito feliz por ter chegado a vez deles”, diz.

Ela também foi imunizada no último mês e repassou o exemplo aos familiares. “Eu tomei e agora ela também está vacinada. A gente fica mais segura sabendo que esse vírus não vai pegar a família da gente.

Para a próxima semana está prevista a entrega de mais doses da Pfizer para Curionópolis e, assim, será realizado um “Dia D” em Serra Pelada, voltado à vacinação do público adolescente da localidade.

Deo Martins