Centro de Testagem covid-19 localizado no CDC finaliza suas atividades na nesta sexta-feira, 11

 Centro de Testagem covid-19 localizado no CDC finaliza suas atividades na nesta sexta-feira, 11

A Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que após 44 dias o atendimento no Centro de Testagem covid-19, localizado nas dependências do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), será encerrado nesta sexta-feira, 11.

O Centro foi criado como estratégia para conter o avanço da covid-19 no município e reduzir o fluxo devido à procura pelo exame na Unidade de Pronto Atendimento (UAP), e Pronto-Socorro. De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, o saldo de atendimento foi muito satisfatório. “Foram realizados 3.972 atendimentos neste período, nenhum outro município da nossa região realizou tantos testes de forma gratuita e por um longo período como este, isso demonstra a dimensão da nossa preocupação com a saúde e bem-estar com a nossa população”, enfatiza o gestor da pasta da Saúde.

Com relação à decisão de encerrar as atividades no CDC o secretário ressalta que se dá pela baixa procura. “A procura pelo serviço vem diminuindo constantemente a ponto de termos apenas um exame realizado em um dia de atendimento. Isso gera um custo com deslocamento desnecessário de profissionais, sendo um atendimento que neste momento pode ser facilmente realizado dentro de uma Unidade Básica de Saúde”, esclarece, Gilberto Laranjeiras.

Os atendimentos para covid-19 incluindo exame de RT-PCR seguirá as seguintes orientações: para sintomas leves a moderados por mais de três dias os atendimentos serão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Cidade Nova, UBS Liberdade 1, UBS VS10, UBS Minérios e UBS Nova Carajás nos horários de 7h às 11h e das 13h às 17h.

Em casos mais graves como dificuldade para respirar ou falta de ar, perda da fala, mobilidade ou confusão e dores no peito deverá buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no Pronto-Socorro 24 horas.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins