Campanha “Agosto Dourado” alerta sobre a importância do aleitamento materno

 Campanha “Agosto Dourado” alerta sobre a importância do aleitamento materno

Parauapebas possui uma rede de atendimento especializado para o incentivo ao aleitamento materno que conta com médico, enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas. São profissionais que orientam as mães sobre o ato de amamentar, bem como os seus inúmeros benefícios.

Para intensificar as ações de conscientização sobre a importância da amamentação, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza a Campanha Agosto Dourado, que este ano trabalha o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

A informação e o apoio são o foco da campanha. O objetivo principal é fortalecer e multiplicar as iniciativas que promovam a educação sobre a amamentação, desde a paciente e seu parceiro. Durante todo o mês de agosto ações e estratégias estão voltadas ao incentivo ao aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde e Maternidade, com palestras, grupos de conversa e troca de experiências.

A amamentação é essencial para a saúde de uma criança ao longo da vida. O leite materno na primeira hora de nascimento protege os recém-nascidos de infecções e salva vidas. Os bebês correm maior risco de morte quando não são amamentados adequadamente, ou até mesmo quando é realizada a amamentação com uso indiscriminado de fórmulas artificiais.

É muito importante lembrar a população que os casos específicos em que não é possível garantir a amamentação exclusiva, o município oferece de forma gratuita aos bebês de até dois anos de idade, que são alérgicos a proteína do leite de vaca (APLV) acesso às fórmulas alimentares. Estas fórmulas são distribuídas pela Semsa, após critérios de inclusão e avaliação de profissionais especialistas, pediatra e nutricionista, o que garante a esse bebê uma oportunidade de em seus primeiros anos de vida ter uma alimentação saudável”, destaca o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Confira a programação:

  • Hora do Mamaço: Momento de conversa sobre o direito de amamentar em público e mães amamentando em livre demanda – pacientes da ubs tropical, casas populares e redondezas.
    Data: 05/08 (Sexta-feira)
    Local: Parque dos Ipês
    Horário: 16h
  • Oficina Shantala: Ensinamento de técnica da massagem.
    Data: 08/08 (Segunda-feira)
    Local: Unidade Básica de Saúde Dr. Bento Torres
    Horário: 9h
  • Oficina da paternidade presente: Oficina para pais e parceiros com cuidados ao recém-nascido.
    Data: 18/08 (Quinta-feira)
    Local: Unidade Básica de Saúde Liberdade II
    Horário: 18h
  • Experiências Exitosas: Exposição de trabalhos exitosos na promoção da amamentação.
    Data: 25/08 (Quinta-feira)
    Local: Auditório da Uniasselvi
    Horário: 9h
  • Encerramento: Palestras para gestantes e mães sobre aleitamento materno.
    Data: 30/08 (Terça-feira)
    Local: Unidade Básica de Saúde Jerônimo de Freitas, Palmares II.
    Horário: 9h.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins