Braz desponta como único representante de Parauapebas na ALEPA segundo pesquisa

 Braz desponta como único representante de Parauapebas na ALEPA segundo pesquisa

Ivanaldo Braz, candidato a deputado estadual pelo PDT no Pará com o número 12500, tem se colocado como o principal nome para representar Parauapebas na Assembleia Estadual do Pará. De acordo com a última pesquisa eleitoral do Instituto Doxa, realizada entre os meses de agosto e setembro, ele seria, na verdade, o único eleito ao cargo vindo da Capital do Minério.

A pesquisa “Contexto eleitoral Pará” entrevistou 4 mil eleitores em 46 municípios diferentes, com margem de erro de 2,25% e nível de confiança de 95%. Ela aponta Braz como um dos dois representantes do PDT no legislativo estadual, com 41 cadeiras a serem preenchidas. As pesquisas, registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará com o nº PA-04691/2022 e PA-00891/2022, não visam nenhum outro nome de Parauapebas nem entre os 50 mais citados.

O resultado preliminar reflete o que tem sido visto pelas casas e ruas da cidade e da zona rural de Parauapebas, tomada pela “onda 12500”, bem como as redes sociais e grupos de Whatsapp, onde os apoiadores de Braz se unem e continuam a fazer volume na campanha mais forte do município. Os dez anos de atuação de Braz na Câmara dos Vereadores, voltada aos mais necessitados, é fator determinante para sua popularidade e alta intenção de voto.

Fazer maioria em um município é uma missão difícil para qualquer candidato para deputado estadual – quanto mais um município como Parauapebas, que conta com mais de 182 mil eleitores. Um reflexo disso é a candidatura de Jeová Andrade, de Canaã dos Carajás, que não é citado uma vez sequer, mesmo com a pesquisa registrando 115 nomes diferentes entre as quatro mil entrevistas.

A metodologia utilizada foi a combinação de duas pesquisas: uma estimulada, em que os entrevistados escolhem seu candidato através de um rol de opções; e uma espontânea, em que o entrevistado responde para quem será seu voto para deputado estadual. O cruzamento entre as duas pesquisas gerou os resultados; a classificação a seguir foi baseada, também, numa projeção de quoeficiente partidário feito através da combinação dos nomes citados.

O MELHOR PARA PARAUAPEBAS

Braz vem se destacando no cenário político paraense há anos, tendo conquistado o prêmio de Destaque do Ano na Política nas duas vezes em que fora eleito presidente da Câmara Municipal, em 2015 e 2020. Como vereador, foram mais de 400 matérias legislativas apresentadas, voltadas para obras de habitação, infraestrutura, educação, saúde e apoio à ONGs de interesse público que realizam trabalho social em comunidades de Parauapebas.

Como candidato a deputado estadual, Braz pretende focar em quatro eixos de atuação: educação, saúde, melhoria da malha viária e segurança. Parauapebas, a região do Carajás e o sul e sudeste do Pará foram prejudicadas no âmbito estadual pela falta de um representante direto na ALEPA, e Braz procura mudar essa realidade, dando à uma das principais regiões da economia brasileira sua devida importância.

Deo Martins