Aurélio Goiano cobra construção de UBS no Bairro Maranhão e requisita distribuição de produtos de higiene pessoal

Na sessão ordinária de reabertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre de 2021, que ocorreu na manhã de terça-feira (3), o vereador Aurélio Goiano (PSD) apresentou duas proposições. Na Indicação nº 481/2021, o parlamentar pediu ao Poder Executivo que implante a construção de um posto de saúde no Bairro Maranhão. O pedido foi feito com o objetivo de melhorar o acesso à saúde no bairro.

Na ocasião, o vereador apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que Parauapebas está contando com 213.576 (duzentos e treze mil quinhentos e setenta e seis) habitantes, mais de 100 bairros e 20 vilas na zona rural, que necessitam de estruturas essenciais como escolas, creches, água tratada e saneamento básico.

Diante do acelerado crescimento do município, Aurélio Goiano definiu como de extrema necessidade a construção de uma UBS no Bairro Maranhão, que vem sofrendo com a ausência de suporte na área da saúde, o que gera a necessidade de se deslocar a unidades de saúde em outros bairros.

É incabível que não exista uma UBS no Bairro Maranhão, já que o direito à saúde é assegurado pela Constituição Federal e a unidade é a principal ‘porta de entrada’ das redes de atenção à saúde”, alegou o parlamentar.

O autor da proposição ainda explicou que o acesso à saúde via UBS é uma maneira de concretizar a sadia qualidade de vida e uma cidadania plena.

Higiene da população

Para assistir as pessoas em situação de rua, Aurélio Goiano solicitou que o Executivo Municipal distribua álcool gel, sabonete líquido e itens básicos de higiene para a população em situação de rua, como mecanismo de inibir a proliferação da covid-19.

Parauapebas já contabiliza quase quinhentas mortes em decorrência da covid-19 e o nosso município possui um grande número de pessoas que se encontram em situação de rua. Esta população é extremamente vulnerável às diversas doenças. Neste momento, não seria diferente com o coronavírus, influenza H1N1 e similares, já que maior parte da população em situação de rua sequer possui acesso à água potável para sua hidratação e higiene pessoal”, ressaltou.

O vereador ainda destacou que a distribuição gratuita de sabonete líquido, álcool gel e demais materiais de higiene pessoal, aliada à abertura de espaços específicos para que possam se alimentar, realizar sua higiene e receber acompanhamento de saúde, garantirá um mínimo de proteção contra a proliferação de vírus gripais em situações de pandemias para essas pessoas que já se encontram em situação de fragilidade.

Votação

Devido à relevância dos pedidos para a saúde da comunidade do município, os vereadores aprovaram em unanimidade as indicações apresentadas por Aurélio Goiano. Com a aprovação na Câmara, os pedidos serão enviados ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade orçamentária. Caso haja disponibilidade financeira, os pedidos serão executados.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Deo Martins