Anderson Moratorio propõe estruturação da educação indígena em Parauapebas

 Anderson Moratorio propõe estruturação da educação indígena em Parauapebas

A educação indígena de Parauapebas esteve em pauta na última sessão ordinária da Câmara Municipal. O presidente da Casa de Leis, vereador Anderson Moratorio (PRD), apresentou a Indicação nº 54/2025, na qual solicita ao Poder Executivo o envio de um projeto de lei para estruturar e fortalecer a educação escolar indígena no município. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

De acordo com o presidente, a proposição tem como finalidade estruturar a educação escolar indígena, através de cargos de profissionais, seguindo as diretrizes da política nacional de educação escolar para povos indígenas, em conformidade com a legislação vigente.

Moratorio informou ainda que o projeto de lei já foi elaborado pela Coordenadoria Municipal de Promoção dos Direitos Indígenas e pelo Departamento de Educação Escolar Indígena, com a participação da comunidade indígena local e aprovação do Conselho Municipal de Políticas Indigenistas. Trata-se de uma demanda antiga das lideranças indígenas, porém, a gestão anterior não enviou o projeto de lei para a Câmara Municipal.

Tal omissão impede o avanço de uma proposta fundamental para a estruturação da educação escolar indígena em nosso município, deixando as comunidades indígenas à espera de ações concretas que atendam às suas necessidades educacionais“, afirmou o presidente da Câmara.

Anderson Moratorio ressaltou que a nova gestão municipal tem demonstrado compromisso com a educação escolar indígena e está confiante de que ela receberá a atenção devida, proporcionando aos povos indígenas as condições adequadas para um ensino de qualidade.

A implementação desta proposta, além de ser um direito fundamental dos povos indígenas, representa um passo significativo para a valorização e a promoção da educação em nosso município, alinhando-se com as diretrizes nacionais e as necessidades locais“, concluiu o vereador.

Aprovada em plenário na sessão ordinária realizada na quinta-feira (6), a Indicação nº 54/2025 foi enviada para análise do prefeito Aurélio Goiano, com cópia para a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Texto: Nayara Cristina / Foto: Déo Martins / Infopebas

    Deo Martins