Alunos da 2ª edição do Start participam da aula inaugural

 Alunos da 2ª edição do Start participam da aula inaugural

Crescer, chegar a fase adulta, buscar alguma área profissional, se capacitar para encontrar um bom emprego que possa alimentar os sonhos da atual juventude, são pensamentos que pairam na cabeça de todo jovem entre 18 e 29 anos e pensando na mesma questão, a Prefeitura de Parauapebas tem entregado para a população inúmeras alternativas que possam viabilizar o crescimento profissional e social daqueles que buscam seu espaço no competitivo mercado de trabalho. Por meio do Programa Start lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Juventude (Sejuv), em parceria com o Sesc-Senai, o governo qualificou centenas de jovens. O sucesso das turmas foi tão significativo que lançou a 2ª edição, e a aula inaugural aconteceu nesta última segunda-feira (29).

A cerimônia aconteceu na quadra esportiva do Centro de Referências da Juventude (CRJ) no bairro Casas Populares e contou com participação dos alunos matriculados, familiares, além de várias autoridades, como o diretor do Sesc – Senai/Parauapebas, Felipe Francês, além de vereadores que representaram a Câmara Municipal. Um dos convidados especiais estavam o coordenador adjunto da Usina da Paz, Cláudio Cruz, o secretário adjunto, Júnior Horácio, o atual gestor da pasta, Yuri Sobiesk acompanhado do vice-prefeito, João Trindade.

Durante a apresentação da aula inaugural, os alunos prestigiaram vários depoimentos de ex alunos já formados pela edição do ano passado. No vídeo de apresentação, os relatos motivadores foram direcionados aos novatos que chegam cheios de expectativa. “A minha expectativa é muito grande com o curso do Start. Eu como estudante de nível superior estou bem animada, pois ele vai me qualificar para o mercado de trabalho”, detalhou a aluna de engenharia, Agna Alberta.

Mais um ano que o Start chega para capacitar jovens de 18 a 29 anos e que vão se preparar para buscarem uma colocação no mercado de trabalho. Aqui vão aprender desde a elaboração de currículo até como se comportar em uma entrevista de emprego. O Programa Start é uma chance na carreira profissional para aqueles que buscam o primeiro emprego ou uma recolocação. Entre as matérias a serem estudadas posso citar logística, gestão que é muito procurada aqui na região”, frisou o titular da pasta, Yuri Sobieski.

Serão três meses de curso intensivo, com preparação apoiada na metodologia aplicada pelo Senai. As aulas seguem nos polos do bairro VS10, Usina da Paz, Senai e no CRJ. Entre as matérias selecionadas estão: Relações Interpessoais; Ética e Cidadania; Currículo; Lean – Geração 4.0; Empreendedorismo; Introdução à Logística e a Produção Industrial; Atendimento ao Público, Técnico em Gestão de Qualidade; Técnico em Gestão de Almoxarifado e Comunicação Oral e Escrita.

Um projeto inovador que está buscando a qualificação desses profissionais, que são jovens. Então nesse sentido, o cenário vem como preparação desse ser humano, para que ele esteja cada vez mais habilitado a concorrer às vagas que são oportunizadas aqui na região e com a metodologia Senai de aprendizado. É uma sacada impressionante da Secretaria da Juventude”, pontuou o diretor geral do Sesc/Senai-Unidade Parauapebas, Felipe francês.

Na noite de inauguração dos cursos, os alunos receberam também o kit estudante, um presente de boas-vindas ao primeiro dia de aula. “Estou estudando para me formar como técnica em Segurança do Trabalho, tenho 27 anos e o curso vai me ajudar a me reposicionar para um emprego melhor, se Deus quiser vou trabalhar na área que eu sonho”, agradeceu a aluna, Amanda Pantoja.

Hoje foi um grande momento, uma aula inaugural digna para esses estudantes. Estamos muito felizes, parabéns a toda equipe da Sejuv, ao secretário, ao Senai, ao nosso prefeito Darci que não tem medido esforços em preparar esses jovens que vem chegando.  O ensino é a base de tudo e a gente nesse momento agradece a Deus, por essa oportunidade, principalmente para essa juventude que tanto precisa e carece desse momento. A gente não consegue mais avançar no desenvolvimento econômico e social, sem educação de qualidade, e ensino. Junto da comunidade e o Start, esse programa é um braço que chega, não só aqueles das áreas urbana, mas também a rural, de um modo geral” finalizou o vice-prefeito.

As matrículas já se encerraram, porém, os interessados em saber mais sobre o Programa Start acessem também as redes sociais da Sejuv e também da prefeitura.

Texto: Cleidi Rodrigues / Ascom – PMP – Fotos: Renato Resende / Ascom – PMP – Assessoria de Comunicação – PMP

Deo Martins