Alex Ohana propõe criação de rota turística, realização de audiências públicas e cobra transparência do Poder Executivo

 Alex Ohana propõe criação de rota turística, realização de audiências públicas e cobra transparência do Poder Executivo

Duas indicações e três requerimentos foram apresentados pelo vereador Alex Ohana (PDT) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (7). As matérias tratam da criação de uma nova rota de turismo, da recuperação de vias na zona rural, da cobrança de informações do Poder Executivo e da realização de audiências públicas.

Serra do Cedro: nova rota turística

Na Indicação nº 637/2025, Alex Ohana propôs a criação e o fortalecimento de uma Rota Turística na Serra do Cedro, na zona rural do município. O vereador destacou que a região já é um cenário promissor para o turismo sustentável e comunitário.

Segundo o parlamentar, a Serra do Cedro já abriga diferentes práticas esportivas que mobilizam grupos organizados e visitantes independentes, como bicicross e trilhas de mountain bike, trilhas para motocross, parapente e voo livre, e caminhadas ao ar livre. Além dos esportes de aventura, o local possui cachoeiras, mirantes naturais e é ponto de encontro espiritual, o que reforça sua vocação para o turismo religioso e de contemplação.

Desta forma, o parlamentar solicita ao Poder Executivo Municipal que sejam tomadas as providências cabíveis para a criação, oficialização e implementação da Rota Turística da Serra do Cedro, com a devida inclusão do itinerário no Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, execução das obras e serviços de infraestrutura indispensáveis (acessos, sinalização e segurança), bem como a celebração de parcerias com a comunidade local para gestão, manutenção e promoção sustentável do destino.

Com tais medidas, Parauapebas ganhará um atrativo de destaque regional, consolidando-se como destino de ecoturismo e turismo de aventura no Pará”, argumentou Ohana.

Recuperação de vicinal

Na área de infraestrutura rural, Alex Ohana apresentou a Indicação nº 664/2025, na qual solicitou a recuperação da vicinal do Rio Cabloco, próximo à Vila Nova Esperança (antiga Vila Juazeiro), com foco na trafegabilidade do transporte escolar, segurança dos usuários e fomento às atividades econômicas locais.

A má conservação das estradas tem dificultado o deslocamento, aumentando os riscos para os usuários e elevando o custo de transporte de mercadorias e pessoas”, relatou. O ponto mais sensível, segundo o vereador, é o transporte escolar, pois a precariedade das vias “representa um obstáculo real ao direito à educação, principalmente em períodos chuvosos, quando o tráfego se torna extremamente difícil ou até inviável“, relatou.

Cobrança por transparência

Alex Ohana também apresentou requerimentos com foco na fiscalização de atos administrativos e obras paralisadas. Por meio do Requerimento nº 220/2025, o vereador requisitou à Secretaria Municipal de Governo (Segov) informações sobre todas as dispensas de licitação e desapropriações de terras realizadas pela pasta durante os períodos de 2021, 2022, 2023 e 2024, no Governo anterior.

A solicitação de informações permitirá a este Parlamento exercer, de maneira efetiva, sua função fiscalizadora, assegurando que os recursos públicos tenham sido aplicados de acordo com a lei e em benefício da coletividade. Trata-se, portanto, de medida necessária para verificar a regularidade dos procedimentos adotados, identificar eventuais inconformidades e resguardar o interesse público municipal”, explicou.

Na sequência, Ohana apresentou o Requerimento nº 223/2025, no qual cobrou  informações acerca da retomada da obra de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Alto Bonito.

A paralisação da construção desta UBS tem causado grande preocupação, uma vez que a população local permanece desassistida em serviços essenciais de atenção primária, sendo obrigada a se deslocar a outros bairros para conseguir atendimento. Essa situação gera sobrecarga em outras unidades de saúde, além de transtornos e dificuldades para moradores, em especial idosos, crianças, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida”, argumentou.

 Audiências públicas

Por fim, Alex Ohana solicitou ao presidente da Câmara, vereador Anderson Moratorio (PRD), por meio do Requerimento nº 224/2025, a realização de audiências públicas destinadas a promover o diálogo entre o poder público e a sociedade civil sobre infraestrutura urbana, educação básica, meio ambiente, mineração, energia, ciência e tecnologia, saúde, assistência social, juventude e direitos das mulheres em Parauapebas.

Segundo o parlamentar, nenhum desses temas está atualmente contemplado nas audiências públicas já agendadas pela Câmara, o que reforça a necessidade de sua inclusão, de forma estruturada e transparente, na agenda institucional de debates com a população.

Tais temáticas, além de interdependentes, possuem elevada relevância para o presente e o futuro de Parauapebas, exigindo abordagem multidisciplinar, escuta qualificada e deliberação institucional”, concluiu.

Aprovação

As duas indicações e os três requerimentos de Alex Ohana foram aprovados e serão encaminhados ao Poder Executivo e à Presidência da Câmara.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

    Deo Martins