Ação Cidadania abrirá 14ª Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência em Parauapebas

 Ação Cidadania abrirá 14ª Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência em Parauapebas

A programação começa no sábado, 17, no Parque dos Ipês, e segue até o próximo dia 23, com caminhada e show da Tribo de Jah. O ponto alto da semana será a inauguração do Centro Dia e da Residência Inclusiva, destinados a PCDs e idosos que tenham alguma dependência de cuidados.

Com o tema “Uma ação inclusiva faz toda a diferença”, a 14ª Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada pela Prefeitura de Parauapebas terá uma vasta programação a partir de sábado, 17, preparada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped).

Tudo vai começar com a Ação Cidadania, das 8 às 12 horas, no Parque dos Ipês, com a oferta de vários serviços para as pessoas com deficiência. Uma ação que envolve sete secretarias municipais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Parauapebas e ainda conta com a parceria de mais três secretarias, Departamento de Relações com Comunidade (DRC) e empresa Vale.

A programação será marcada, dia 21, com a inauguração do espaço: o Centro Dias, destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas, que oferta serviço de acolhimento institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O coordenador da Comped, Edivaldo Lima, explica que o Residência Inclusiva é um serviço “para jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar”.

Rede de Saúde para PCDs

Outro ponto alto da semana, também dia 21, é a realização do Fórum Municipal com o tema “Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência”, que irá discutir políticas públicas para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência bem como apontar os avanços que o município tem alcançado nos últimos anos.

Entre esses avanços, justamente a Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência na área da saúde de Parauapebas. “A gente garante atenção integral à saúde dessas pessoas”, frisa a coordenadora da Rede, a assistente social Gláucia Xavier, acrescentando que o atendimento é prestado não apenas a quem tem deficiência física, mas também intelectual, visual, ostomia e múltiplas deficiências especificadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Gláucia Xavier explica que o trabalho da Rede é feito pela Semsa em parceria com outras secretarias municipais, como a Semas, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), conselhos municipais e outras redes – como de atenção psicossocial, de atenção ao idoso, de doenças crônicas – “justamente para aumentar esse leque no atendimento e melhorar cada vez mais a qualidade de vida do usuário”.

Também é papel da Rede de Cuidado à PCD orientar os usuários sobre insumo, medicamento, órtese, prótese, prótese, meios de locomoção e sobre a carteirinha de gratuidade de transporte. “Nossa Rede tem um ponto de atenção aqui dentro da Secretaria de Saúde e também temos uma sala para atendimento voltada só pra pessoa com deficiência no anexo da Policlínica”, informa Gláucia Xavier.

Na programação, também tem entretenimento

A 14ª Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas será encerrada no dia 23 deste mês, com uma caminhada da Portaria da Vale até a Praça de Esportes Radicais Welison Farias Azevedo, onde ocorrerá um show musical da banda Tribo de Jah.

VEJA ABAIXO TODA A PROGRAMAÇÃO:

Abertura oficial com a Ação Cidadania

Dia 17 (sábado), das 8h às 12h, no Parque dos Ipês

•Semas: atualização do cadastro único, Bolsa Família, BPC.

•Semsi: emissão de cartão de estacionamento.

•Semsa: orientação sobre a aquisição de órteses e próteses e serviços ligados à Rede de Cuidado da Pessoa com Deficiência da Saúde.

•Semed: exposição das práticas do Departamento de Educação Especial.

•Sehab: orientação sobre benefícios habitacionais.

•Semmu: serviços e orientação referente à mulher com deficiência.

•Semtur: serviços de orientação sobre turismo)

•Parcerias: Secult, Semel, DRC, Sempror e Vale.

Ação Social Rural

Dia 20 (terça-feira), das 8h às 12, na Palmares Sul 

•Atualização de Cadastro Único.

•Programa Acessuas

•Atendimento Psicossocial

•Emissão de Passe Livre (intermunicipal, interestadual, passe livre cultural e Carteira do Autista).

•Atividade lúdica para crianças (Comasp).

•Pintura de rosto (Comasp).

Dia 21 (quarta-feira), das 8h às 12h, no Ceup 

•Fórum Municipal com tema “Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência”

•Inauguração do Centro Dias

Dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira), das 16h às 20h, no Ginásio Poliesportivo

•Campeonato de Futebol de Cegos

Dia 23/09 (sexta-feira), 16h

•Caminhada, com saída da Portaria da Vale com destino à Praça de Esportes Radicais Welison Farias Azevedo

•Show musical da banda Tribo de Jah.

Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP – Revisão : Hanny Amoras – Ascom/PMP – Foto: Arquivo 2021

Deo Martins