Abertura dos Jogos Interescolares de Parauapebas reúne milhares de pessoas no ginásio poliesportivo

 Abertura dos Jogos Interescolares de Parauapebas reúne milhares de pessoas no ginásio poliesportivo

Os estudantes de Parauapebas estão em festa. A retomada dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs), que em sua 22ª edição traz o tema “Esporte: Instrumento de Inclusão, Equidade e Qualidade”, está movimentado a comunidade escolar. Na tarde da última sexta-feira, 27, foi realizada a abertura oficial no ginásio poliesportivo Islander Santos Souza, localizado no bairro Beira Rio 1.

Milhares de pessoas lotaram as arquibancadas do ginásio para receber os mais de mil atletas inscritos na maior competição estudantil da região. Estes estudantes compõem 40 delegações de escolas municipais, estaduais e particulares, que disputam a partir de hoje, 28, as seguintes modalidades: futsal, handebol, basquetebol, voleibol, xadrez e tênis de mesa, nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), feminino e masculino.

Além dos ginásios Islander Santos e do Novo Brasil, as disputas também estão ocorrendo nas escolas Chico Mendes e Cecília Meireles. Por lá a movimentação está grande, com direito a torcida organizada, muitos gols e comemorações. Os jogos continuam amanhã, 29, e seguem até os dias 4 e 5 de junho.

O estudante Eduardo Carvalho da escola Nelson Mandela está bastante entusiasmado. Ele participa pela primeira vez dos jogos e afirma que está preparado para a competição. “Nos preparamos muito para este momento. Estou muito feliz em participar e acreditando na vitória do meu time, da minha escola”, afirma o jovem atleta do time de futsal.

Durante a abertura do evento, várias autoridades municipais marcaram presença, como o vice-prefeito João Trindade, os vereadores Rafael Ribeiro e Eliene Soares, o secretário de educação e a adjunta da pasta: Jose Leal Nunes e Socorro Silva (Tia Help), entre outras.

Este é um momento único, muito importante. E para nós é uma felicidade muito grande poder retomar essa festa, que foi interrompida devido à pandemia. Ela presenta muito para os nossos jovens, para a nossa educação”, declarou o vice-prefeito, destacando a relevância do evento para toda a comunidade estudantil da cidade.

Em seu discurso, o secretário de educação enfatizou a grandeza do evento e o quanto a equipe organizadora está empenhada em fazer o melhor, além é claro, dos atletas e dos profissionais que os acompanham. “Este é um momento muito esperado por toda a comunidade escolar. Eu quero agradecer o empenho de toda a equipe envolvida na realização dos JIPs e de cada participante. Tenho certeza que será um sucesso. Estamos todos empenhados para isso”, frisou Leal Nunes.

Texto: Messânia Cardoso – Fotos: Renato Resende – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins