Abertura do JEPs regional Carajás foi marcada por uma grande festa

 Abertura do JEPs regional Carajás foi marcada por uma grande festa

O município de Parauapebas volta a sediar os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). Na noite de ontem, 17, uma grande festa, realizada no Ginásio Poliesportivo Islander Santos Souza, marcou o início das competições que ocorrem durante o final de semana, 17, 18 e 19 de junho.

Esta é a 64ª edição dos JEPs, que traz como tema “Jogos da Integração”. O evento busca contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes e estimular a prática do esporte educacional, bem como descobrir novos talentos e definir representantes paraenses para os torneios escolares nacionais.

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). A etapa Carajás está sendo realizada em parceria com a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ela conta com a participação de 5 municípios: Curionópolis, Itupiranga, Pacajá, Marabá e a anfitriã, Parauapebas.

A secretária adjunta de educação, Socorro Silva, participou da abertura dos jogos e ressaltou a importância do esporte como instrumento de transformação social e a felicidade em poder sediar os jogos depois de momentos difíceis vivenciados durante a pandemia.

Para nós é uma alegria imensa sediar o JEPs. Este ano já realizamos o JIPs, que foi um sucesso. E nossos atletas estão preparados para este momento”, destacou Socorro agradecendo ao governo do estado, o prefeito de Parauapebas e a todos que fizeram acontecer e estão participando dessa festa do esporte.

Os atletas participantes dos jogos, disputam as modalidades de futsal, voleibol, handebol, futebol de campo e basquetebol, masculino e feminino, nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos).

O aluno Arthur Sirqueira está representando Parauapebas no voleibol. Segundo ele o esporte é sua paixão e a participação nos jogos é motivo de muita felicidade. “É uma satisfação enorme poder participar desse evento grandioso, poder representar a minha cidade e fazer o que gosto tanto. A minha equipe se preparou muito, foram muitos dias de treino. Estamos confiantes”, garantiu o estudante.

O coordenador geral do NEL, Cristiano Gomes, destacou em seu discurso a receptividade da anfitriã e a satisfação em realizarem os jogos no município de Parauapebas. “Muito obrigado à prefeitura, a toda esquipe da Semed pelo apoio e acolhimento, isso torna os JEPs ainda mais relevante e alegre. Parabéns a todos”, encerrou o coordenador, incentivando os alunos à prática esportiva.

Mersania Cardoso – Semed – Foto: Elienai Araújo – Ascom/PMP – Foto: Lucas Santos – Semed

Deo Martins