3ª edição do Projeto Poetas em Flor apresenta exposição de trabalhos realizados por estudantes da rede municipal de ensino

 3ª edição do Projeto Poetas em Flor apresenta exposição de trabalhos realizados por estudantes da rede municipal de ensino

A emoção, a criatividade e o talento dos estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas se materializaram em uma exposição de telas e cordéis, fruto do Projeto Poetas em Flor: A Jornada da Criação, inspirado na obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

A exposição, que teve início na segunda-feira, 25, na Biblioteca Pública Municipal Hernani Guimarães Teixeira, é o resultado de uma jornada criativa realizada ao longo de 2024 pelos alunos da Escola Chico Mendes, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Nita Aguiar.

Os cordéis e as telas expostos, que encantam todos que passam pela biblioteca, vão além de simples produtos artísticos: são evidências de um processo educacional inspirador, que envolveu leitura, adaptação, colaboração, pesquisa e inovação.

Este ano, trabalhamos com a leitura e interpretação de “O Pequeno Príncipe”. Os alunos estudaram o vocabulário, a filosofia e a literatura da obra, produziram poesia e literatura de cordel, e depois mergulharam na cultura paraense, transformando suas criações em literatura de cordel paraense e telas”, destacou a professora.

O aluno Rilyson Nicolas, que interpretou o Pequeno Príncipe na culminância do projeto, compartilhou sua experiência: “Adorei participar deste projeto. Aprendi muito sobre literatura e artes, produzi uma tela e três cordéis. Tudo isso me deixa muito feliz e cheio de orgulho”, comemorou.

O artista plástico e secretário adjunto de Cultura, Afonso Camargo, ressaltou a importância de iniciativas como essa para a Biblioteca Pública. “Esta é minha primeira participação como representante da Biblioteca e da Secult no apoio a um evento pedagógico como este. Estou muito feliz com o resultado, que reflete o amor pela leitura, pela arte e o empenho de profissionais dedicados”, afirmou Afonso. Ele também anunciou que a exposição ficará aberta ao público até sexta-feira, das 8h às 14h45.

Sobre o Projeto Poetas em Flor

Desde 2016, o Projeto Poetas em Flor tem se destacado como um importante espaço de incentivo à produção artística e literária de alunos da rede municipal de ensino. Em 2017, o sonho coletivo se concretizou com a publicação do livro “Um Toque de Poesia”, seguido pela obra “Caminhos”, lançada em 2021. “Já temos uma nova obra pronta, intitulada ‘Marias e Todas as Marias’, que aguarda publicação“, relembra a professora Nita.

Texto e fotos: Messania Cardoso – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins