37 pessoas são hospitalizadas após vazamentos de amônia em frigorífico da JBS em Marabá

 37 pessoas são hospitalizadas após vazamentos de amônia em frigorífico da JBS em Marabá

Na manhã desta segunda-feira (12), dezenas de funcionários do frigorífico  JBS em Marabá foram levados às pressas ao Hospital Municipal  após o vazamento de amônia nas dependências da empresa.

De acordo com relatos de funcionários, por volta de 9h30 sirenes foram acionadas após o vazamento de amônia, um gás utilizado na refrigeração dos ambientes, e alguns funcionários saíram correndo para o lado de fora da empresa, aparentando então estar tudo bem. Fomos informados que a situação havia sido controlada e que poderíamos voltar ao prédio para dar continuidade ao serviço diário.

Por volta das 10h30, novamente aconteceu mais um vazamento do gás, ocasionando a intoxicação de diversos funcionários. Segundo informações, aproximadamente 100 pessoas foram intoxicadas e cerca de 37 funcionários foram levados para o Hospital Municipal de Marabá para atendimentos. sendo que 36 estão estabilizados, e um se encontra entubado, em estado grave, na UCE (Unidade de Cuidados Especiais). A previsão é que todos os demais tenham alta até 18 horas.

Uma funcionária do setor administrativo disse que “após o segundo vazamento do gás, houve nova correria, e ao olhar para a saída do setor de desossa, viu muita gente passando mal e caída no chão. Foi uma cena angustiante, horrível“.

A recepção do Hospital Municipal de Marabá ficou lotada de familiares em busca de informações dos parentes. Há uma reclamação pela demora da diretoria do local em passar as informações para os familiares.

De lá, foi ordenado que eles retornassem ao prédio. “Disseram pra gente que controlaram e depois que retornamos, houve um segundo vazamento, bem mais forte”, contou. Quando saía do administrativo, às pressas, a colaboradora percebeu que na saída do setor de desossa “a visão era angustiante, muita gente caindo, passando mal. Foi terrível”.

O Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marabá, Alessandro Viana, informou que uma equipe de médicos e enfermeiros foi acionada e agiu imediatamente para controlar a situação.. “Todos os funcionários levados ao Hospital Municipal  foram atendidos a contento. Todos passaram por tomografia, raio-x e outros exames específicos”.

O produto químico (Amônia) que teria vazado no frigorífico é um produto bastante perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões, capaz de causar intoxicação de pessoas.

Deo Martins