Lançamento do 18º Jeca Tatu, maior festival junino da região, deixa os corações quadrilheiros ansiosos para a festa

 Lançamento do 18º Jeca Tatu, maior festival junino da região, deixa os corações quadrilheiros ansiosos para a festa

As agremiações das quadrilhas juninas de Parauapebas compareceram ao Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) na sexta-feira, 10, para prestigiar o lançamento oficial do 18º Jeca Tatu, maior festival junino da região. Quem estava presente sentiu a emoção do que vem por aí e ganhou um pequeno spoiler do que será o evento após dois anos sem ser realizado.

O homenageado desse ano tem um laço forte com o festival. Vamberto Pereira, cantor e compositor, participou da primeira edição do Jeca Tatu e se sente lisonjeado com a homenagem. “Tu imagina um paraibano vir lá do recantinho do Xique-Xique e ser homenageado num festival dessa dimensão. Eu não tenho como descrever a alegria, o choro, a raiz do sertão. A identificação da gente com o Jeca Tatu é muito forte”, define o músico que recebeu a todos com muita animação para fazer os registros ao lado do banner com sua biografia.

Para o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o festival tem uma simbologia extraordinária. “É a festa que eu acho a mais linda”, declara. De acordo com ele, a cidade tem um objetivo pela frente. “Fazer o maior festival junino aqui do estado do Pará e um dos maiores do Norte do Brasil”.

“Se você quiser ver um baita festival junino, se divertir à beça, venha pra Parauapebas que aqui é o seu lugar”, convida Darci Lermen.

O evento foi só um aquecimento para a programação completa, que inicia dia 22 e vai até 26 de junho. “O figurino ficou no baú, mas agora está todo mundo alegre com esse retorno. A gente acompanhou os arraiais, e vemos a fé das pessoas com muita vontade e brilho nos olhos. É um espetáculo imenso que vai acontecer aqui!”, conta o secretário de Cultura, Josafá Araújo.

O Jeca Tatu é um evento organizado pela Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajuper) em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O presidente da Liajuper destaca que é um trabalho que precisa de esforço e dedicação prévia e que dois meses antes começam os preparativos. “Só tenho que agradecer a Deus por essa festa maravilhosa, um evento muito grande que temos a honra de ser realizado em nossa cidade”, comenta.

A exibição do vídeo oficial do Jeca Tatu deixou os quadrilheiros eufóricos, que já ficaram em clima de festa e prontos para entregar tudo nas apresentações, clique aqui para ver o vídeo na íntegra. Agora é segurar a ansiedade e contar os dias para participar dessa festa.
Acesse a programação completa aqui.

Texto: Morgana Albuquerque – Fotos: Renato Resende – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins