Empreendedor cultural de Parauapebas participará de festival internacional na Argentina

 Empreendedor cultural de Parauapebas participará de festival internacional na Argentina

O festival Dança Carajás foi selecionado para representar o Norte do Brasil na 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA)A confirmação dos aprovados no edital foi anunciada no início de maio, sendo comemorado pelo empreendedor cultural Jarbas Alves de Carvalho e Silva, coordenador do festival em Parauapebas. “Participar deste evento é uma grande oportunidade de fazer networking, conhecer novas culturas e apresentar o projeto Dança Carajás nas mesas de negócios, com o intuito de captar novos patrocinadores para o festival e realizar um evento maravilhoso”, declarou o empreendedor.

No total, 90 empreendedores culturais de nove setores — audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e games — foram selecionados pelo Ministério da Cultura (MinC) para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas do MICA. O Brasil é o convidado de honra deste evento que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires.

É um momento no qual podemos estreitar nossas relações e somar essas oportunidades, fortalecer o nosso setor econômico e o intercâmbio entre nossas culturas.”, afirmou a ministra Margareth Menezes.

O Edital destinou R$793 mil para viabilizar a ida e permanência, em Buenos Aires, dos empreendedores culturais selecionados, bem como o retorno ao Brasil. Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas.

As produções criativas são uma fonte significativa de emprego e crescimento econômico na Argentina, e a MICA oferece uma plataforma para que empresas e profissionais se conectem e colaborem. “Ser selecionado para representar a região Norte do Brasil no MICA é de grande importância para o fortalecimento da nossa cultura, já que o evento aqueceu a economia por meio do setor cultural”, destacou Jarbas.

Com o evento, os Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam impulsionar encontros entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores, técnicos e demais gestores culturais de todos os setores.

Sobre o Dança Carajás:

O Dança Carajás, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal, e pela lei estadual Semear, pretende trazer bailarinos, coreógrafos e companhias de dança de todo o estado do Pará, com mostra competitiva, oficinas, palestras, premiações em dinheiro e bolsas de estudos no Brasil e exterior.

O evento é o primeiro da região sul e sudeste do estado do Pará e tem previsão de realização de 20 a 24 de setembro de 2023 no Centro Cultural de Parauapebas. A expectativa é proporcionar apresentações de diversos estilos, desde balé clássico até as danças folclóricas do estado.

Samara Batista –

Deo Martins