Comunidade Xikrin do Cateté é contemplada com obras e serviços da prefeitura

 Comunidade Xikrin do Cateté é contemplada com obras e serviços da prefeitura

As políticas públicas indigenistas voltadas à comunidade dos Xikrins do Cateté progridem de maneira consistente em Parauapebas. As iniciativas vão desde ações de saúde, como a realizada ao longo desta semana nas aldeias, às obras que vão melhorar a qualidade de vida dos indígenas.

Atualmente, a Prefeitura de Parauapebas intensifica os serviços de recuperação das estradas de acesso às aldeias e constrói uma casa de farinha mais estruturada para facilitar a produção.

A construção da casa de farinha irá auxiliar no processo de beneficiamento da mandioca cultivada nas aldeias Xikrin do Cateté. A produção de farinha, que já é expressiva, irá aumentar a partir do espaço pensado para a comunidade”, afirma o prefeito Darci Lermen.

As visitas às terras dos Xikrins são realizadas frequentemente pela comitiva do governo municipal. “É importante acompanhar de perto todas as obras, ações e serviços desenvolvidos pela prefeitura. A partir do diálogo com própria comunidade, a prefeitura vem desenvolvendo vários trabalhos, como a recuperação de estradas, construção da casa de farinha e da casa do guerreiro”, comenta o coordenador do Departamento de Relações Indígenas (DRI), Girlan Pereira.

As iniciativas buscam fazer com que a população indígena avance em suas conquistas e chegue à independência financeira sem abrir mão de sua cultura.

A comunidade Xikrin recebe de forma positiva as ações da gestão municipal. “Todas as equipes da prefeitura a gente recebe com carinho e alegria. E como eu sou o cacique, eu recebo de braços abertos”, frisa o cacique da aldeia Cateté, Bep Noy Xikrin.

Texto e fotos: Ascom/PMP

Deo Martins