34º Encontro da Mulher de Parauapebas promove reflexão sobre participação feminina na política

 34º Encontro da Mulher de Parauapebas promove reflexão sobre participação feminina na política

A forte chuva que caiu na cidade, na tarde dessa sexta-feira, 8, não intimidou as mais de mil mulheres que se reuniram na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo para a abertura do 34º Encontro da Mulher de Parauapebas.

Coloridas e com muita animação, as oito equipes compareceram ao evento, que é patrimônio cultural e imaterial do município.

O encontro da mulher, quando iniciamos, na época era na Praça de Eventos e não tinha quadra, era só um campinho de futebol.  Começamos com quatro equipes, que eram: Rio Verde, bairro Da Paz, Cidade Nova e bairro União.  E de lá pra cá foi evoluindo e hoje nós temos oito equipes que representam os outros bairros de Parauapebas”, relembra Linda Amaro, líder da equipe Rosa.

A programação contou com apresentações musicais de artistas locais, zumba, desfile de Mulheres de Força e com a presença de autoridades políticas e representantes de diversas instituições, como Defensoria Pública, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Parauapebas (CMDM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) sub-seção Parauapebas, Câmara de Vereadores, dentre outras.

Na ocasião, o prefeito Darci Lermen mencionou a criação da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) em 2005, a fim de consolidar as políticas públicas para as mulheres.

“Parauapebas é uma cidade que não só comemora, mas principalmente estabelece políticas importantes para proteger as mulheres contra a violência, para que elas possam se afirmar também como empreendedoras. Elas merecem toda a atenção e todo carinho do governo”, destaca o gestor municipal.

Outro momento marcante na programação foi a homenagem a Bel Mesquita, única mulher, até o momento, a ser prefeita de Parauapebas. Bel recebeu o título de Patrona do Encontro da Mulher, representada por sua filha Jihane Mesquita Hussain. 

Empreendedorismo feminino

O 34º Encontro da Mulher de Parauapebas contou, ainda, em sua programação com a Feira de Artesanato Feminino, com a participação de 50 artesãs locais, que aproveitaram o evento para comercializar seus produtos.

Sibely Targino é uma delas. Ela é empreendedora na fabricação de enfeites em biscuit. 

A gente encontra muito desafio no dia a dia. E independentemente de ser dona de casa e cuidar dos filhos, a gente ainda consegue ser empreendedora. E esse evento é muito importante, porque a gente pode mostrar o nosso trabalho. É uma oportunidade muito boa”, relata.

Programação

Nesta edição do encontro, a Semmu trabalha com o tema “O poder da mulher na política” e desenvolve uma programação inclusiva e diversificada que segue até o dia 16 de março. Confira:

· Dia 10 (domingo): Gincana e atividades esportivas com a realização do Campeonato Paraense de Futsal de Mulheres Surdas

– Horário: 9h

– Local: Ginásio poliesportivo Islander Santos Souza, localizado na avenida F, bairro Beira Rio

· Dia 12 (terça-feira): Indicação de Título de Cidadãs Honorárias

– Horário: 9h

– Local: Câmara de Vereadores

· Dia 13 (Quarta-feira): Ação Ecumênica

– Horário: 18h

– Local: Câmara de Vereadores

· Dia 16 (Sábado): Encerramento do 34º Encontro da Mulher

– Horário: 17h

– Local: Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, bairro Cidade Nova

Texto: Sara Dias – Fotos: Orion Lima – Assessoria de Comunicação | PMP

Deo Martins